Agente de saúde da leitura: inovando as histórias em Petrópolis

Finalidade da experiência: o objetivo deste trabalho é sensibilizar e envolver os agentes comunitários de saúde (ACS) para o desenvolvimento de ações de formação de leitores nas Estratégias Saúde da Família (ESFs) que atuam em Petrópolis (RJ). Dinâmica e estratégias dos procedimentos utilizados: o curso ocorreu de julho a setembro de 2016, e contou com 30 ACS divididos em dois grupos. Cada grupo participou de 6 aulas (4 horas), totalizando 24 horas para cada. O curso foi elaborado por uma pedagoga especializada em psicomotricidade e financiado pelo programa saúde na escola. Aconteceu no centro de saúde e na biblioteca municipal de Petrópolis. Trata-se de uma proposta inovadora de intervenção que teve como instrumentos de avaliação um questionário aplicado aos ACS no início e no final do curso, além dos projetos elaborados pelos participantes para fomentar a leitura nos territórios. Indicadores, variáveis e coleta de dados: foram analisados 11 questionários (realizados por equipe). Desses, foram obtidas 9 projetos, 7 deles implantados ou em fase de implantação. Como dificuldades, relataram a falta de acervo de livros nas unidades e da adesão de outros membros das equipes de saúde da família. Destacamos três frases dos ACS: ler, ouvir estórias, faz com que a nossa imaginação seja estimulada. A pessoa que lê é inconformada com o mundo, com a mídia. Ler e ouvir proporcionam prazer. Sentir prazer é saúde. Serotonina. H, ESF Pedras Brancas. Saúde é cuidar das relações humanas e culturais. Para mim, saúde é arte. Saúde é cultura também. Os livros são medicamentos de ponta para a cura de vários males. ESF São João Batista. Eu acho que a saúde e leitura se relacionam a partir do momento em que se percebe que o ser humano não é só físico, mas mental e espiritual também. E a vida, muitas vezes, é cruel e difícil. Os livros nos levam a sair da realidade, viver emoções boas e assim enfrentar nossos medos. Traz curiosidade, criatividade, calma e alegrias. ESF 1º de maio. Observações, avaliação, monitoramento: observou-se que houve protagonismo do ACS, assim como inovação do tema. O curso proporcionou aos participantes aspectos do desenvolvimento infantil, práticas de promoção da leitura e técnicas de elaboração e desenvolvimento de projetos.

A preocupação do setor de saúde público brasileiro com o aperfeiçoamento da capacidade de leitura na formação e desenvolvimento da criança vem sendo crescente, através de documentos norteadores do Ministério da Saúde e da Sociedade Brasileira de Pediatria. A partir dessas diretrizes, identificou-se que a competência leitora passa a fazer parte das preocupações e objetivos de ações na área da saúde.

Buscou-se melhora da qualidade dos serviços prestados na atenção básica em Petrópolis, onde a competência leitora é ferramenta para promoção da saúde e fortalecimento da cidadania de todos os envolvidos.

Principal

Ana Maria Garcia Lopes

draadri23@yahoo.com.br

Coautores

Ana Maria Garcia Lopes

A prática foi aplicada em

Petrópolis

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Estratégia Saúde da Família (ESF)

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Ana Maria Garcia Lopes

Conta vinculada

02 jun 2023

CADASTRO

28 jun 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

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