Olá,

Visitante

Citopatológico como condicionante de saúde nos programas de combate à pobreza

Desenvolver um plano de intervenção para atingir meta do indicador: proporção de mulheres com coleta de citopatológico na APS de um plano de intervenção, incorporando como condicionante em saúde para o acompanhamento das mulheres beneficiárias do programa Bolsa Família.

O financiamento federal para o custeio da Atenção Primária à Saúde (APS) foi completamente reformulado com o Programa Previne Brasil, que se destaca por sua ênfase nos indicadores de desempenho. Até o ano de 2022, foram estabelecidos sete indicadores-chave. O quarto indicador destaca a capacidade das equipes em realizar uma vigilância ativa da população adscrita, especialmente no que diz respeito à captação de mulheres entre 25 e 64 anos que não tenham procurado espontaneamente a unidade de saúde para realizar o exame citopatológico, mais conhecido como Papanicolau.” De acordo com o estudo de Santos et al.(2019) o custo estimado para o orçamento nacional de um ano de tratamento do câncer do colón do útero invasivo na população brasileira foi de US$ 25.954.195,04.

Ao analisar a série histórica do indicador 04, observou-se que o município de Amparo consistentemente permanecia aquém da meta estabelecida. No primeiro trimestre de 2021, o indicador registrava 16%, aumentando para 18% no segundo trimestre e chegando a 24% no terceiro trimestre do mesmo ano. Esse aumento foi observado de forma significativa em intervalos de 120 dias. Diante desse panorama, surgiu a ideia de incorporar uma estratégia durante a atividade de pesagem do Auxílio Brasil, visando melhorar o desempenho do indicador. No primeiro trimestre de 2022, o município já apresentava um percentual de 38%, evidenciando um impacto positivo da iniciativa. No segundo trimestre de 2022, pela primeira vez desde o início do acompanhamento, o município ultrapassou a meta pactuada, alcançando 43%. Desde então, tem se mantido consistentemente acima da média pactuada pelo Colegiado Intergestores Tripartite (CIT), até os dias atuais.

Ao analisar a série histórica (Q1.2021 a Q3.2021) do indicador “quatro” no município de Amparo, identificou-se a necessidade de um plano de intervenção. Entre as estratégias consideradas, destaca-se a incorporação de uma condicionante em saúde para o acompanhamento das mulheres beneficiárias do programa Bolsa Família. Essa iniciativa consiste em utilizar a lista emitida pela Secretaria da Atenção Primária à Saúde (APS), contendo os nomes das mulheres com exames em atraso, durante o momento da pesagem familiar. Simultaneamente, as beneficiárias são convidadas a agendar o exame, sendo oferecidas diversas opções dentro do mês para facilitar sua participação. Essa abordagem visa promover o acesso das mulheres beneficiárias a exames de saúde importantes, contribuindo assim para a melhoria de sua qualidade de vida e bem-estar geral.

Principal

Elvis Bruno Almeida da Silva

elvissbruno@hotmail.com

coordenador APS

Coautores

ELVIS BRUNO ALMEIDA DA SILVA

A prática foi aplicada em

Amparo

Paraíba

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Vereador Cícero Soares, SN -Centro

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Elvis Bruno Almeida da Silva

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

24 abr 2024

e atualizada em

24 abr 2024

Início da Execução

01/01/2021

Fim da Execução

17/04/2024

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Experiência do Preventivo Humanizado no SUS
Maranhão
Práticas
Implantação do serviço de curativos na atenção básica do município de Arara: experiência exitosa
Paraíba
Práticas
Assistência odontológica aos trabalhadores da saúde municipal de Esperança: relato de experiência
Paraíba
Práticas
Caminhos do Cuidado, levando serviços de saúde para as comunidades rurais no município de Condado (PB)
Paraíba
Práticas
Gestar saudável – de 0 a 1000 dias
Paraíba
Práticas
Mapa territorial em saúde mental: instrumento exitoso do cuidado na atenção primária à saúde
Paraíba
Práticas
Implementação da estratégia Tenda da Imunização para aumento de coberturas vacinais
Todos os Estados (Nordeste), Paraíba