A festa da solidariedade é um evento que ocorre anualmente na cidade de Registro (SP). Com início no ano de 2006, surgiu no intuito de ser um espaço de arrecadação de fundos para associações e entidades sociais, assim como para divulgar seus trabalhos. Durante três noites as entidades comercializam alimentos e artesanatos. Além da oportunidade de arrecadação de dinheiro, há ainda concurso de melhor decoração da barraca, arrecadação de lacres de latinhas e venda de bingos. Participam desse evento certa de 30 instituições, atraindo um público de mais de 20.000 pessoas. O Caps iniciou sua participação em 2012 e tem utilizado os recursos adquiridos para fins de socialização de seus usuários. O Caps iniciou sua participação em 2012 e tem utilizado os recursos adquiridos para fins de socialização de seus usuários. A participação do Caps na festa da solidariedade tem como função ser uma solução para socialização de portadores de transtornos mentais fazendo com que sejam sujeitos ativos em um dos eventos mais colaborativo para a manutenção das atividades sociais desempenhadas pelo Caps, assim como gerar renda para que o incentivo e oportunidade para socialização possa ser realizada em outros momentos durante o ano em meios aos quais os usuários geralmente não tem acesso como: praias, aulas de surf, visitas a aquário, museu, cinema e pesqueiro. Inicialmente realiza-se o planejamento das ações a serem realizadas, entre elas: decoração da barraca a ser elaborada no Caps por usuários e equipe, definição de funções desde a obtenção de matéria prima e confecção dos alimentos e escala de trabalho. Incentiva-se que os usuários participem do maior número de tarefas possíveis e tais atividades são realizadas nas oficinas do Caps. Alguns usuários são convidados a trabalharem na festa conforme suas possibilidades. Durante o restante do ano, com o lucro obtido no evento, todos os usuários são convidados a participarem dos passeios e demais atividades de cultura e recreação. Por se tratar de evento qualitativo os atuais indicadores são as observações realizadas em relação ao aumento do envolvimento dos usuários na construção e elaboração das atividades para a festa da solidariedade.
Expor simples soluções para socialização de portadores de transtornos mentais crônicos, e gerar renda para socialização possa ser realizada em outros momentos durante o ano, como: praias, aulas de surf, visitas a aquário, museu, cinema e pesqueiro.
O Caps de Registro participou da Festa da Solidariedade nos últimos cinco anos. A cada ano os usuários do serviço estão mais conscientes em relação as suas capacidades de atuação em seu meio. A participação dos mesmos desde a elaboração e acontecimento da festa até nos passeios e demais atividades extra CAPS são possíveis devido a arrecadação de fundos para tal, comprovando a possibilidade de uma (re)inserção cada vez maior não só em eventos como a festa da solidariedade, mas na sociedade de forma geral.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO