Olá,

Visitante

Cuidado integral na gestação: a contribuição do médico-veterinário

O Brasil ocupa a terceira posição global no número de pets, estando presente em 53% dos domicílios brasileiros (SINDAN, 2020), a participação do profissional médico-veterinário no pré-natal, surge da necessidade de oferecer cuidados abrangentes às gestantes do município de Quixaba-PB, iniciando do período de janeiro de 2023 até abril de 2024. Observou-se uma lacuna nos cuidados pré-natais relacionados à convivência com animais de estimação, as zoonoses e o meio ambiente, especialmente no primeiro trimestre da gestação.
Objetivo geral:

Promover a saúde materna e reduzir complicações gestacionais relacionadas a doenças zoonóticas por meio da integração do médico veterinário à Equipe Multiprofissional de Saúde (E-Multi) em Quixaba, Paraíba.
Avaliar a eficácia das orientações fornecidas pelo médico veterinário na redução de dúvidas e preocupações das gestantes sobre cuidados com animais de estimação durante a gravidez.
Fornecer informações e orientações práticas para que as gestantes possam conviver de forma saudável e segura com seus animais de estimação ao longo da gestação.

Metodologia:
De caráter qualitativa, a metodologia adotada envolveu entrevistas com 15 gestantes atendidas pela Equipe E-Multi, para identificar dúvidas e preocupações específicas sobre cuidados com animais de estimação e meio ambiente, assim como conhecimentos sobre zoonoses importantes, como a Toxoplasmose. Com base nessas informações, o médico-veterinário desenvolveu orientações claras e abrangentes para abordar essas questões.

A motivação para abordar esse tema reside na importância de garantir uma gravidez segura e saudável não apenas para as gestantes, mas também para seus pets, reconhecendo a influência positiva da interação homem-animal no bem-estar físico e emocional das famílias.

Os resultados da experiência demonstraram uma melhoria significativa no conhecimento das gestantes sobre toxoplasmose e outras doenças zoonóticas após a implementação das orientações do médico veterinário. Além disso, das 15 gestantes atendidas, aproximadamente 12 receberam orientações específicas sobre cuidados com animais de estimação durante a gestação, evidenciando a demanda por esse tipo de assistência. As gestantes relataram sentir-se mais confiantes e preparadas para cuidar de seus pets durante a gestação, o que contribuiu para uma gravidez mais tranquila e segura. Notavelmente, elas superaram a ideia de que teriam que se afastar de seus animais de estimação, reconhecendo a importância da convivência saudável com seus pets durante a gestação.

A integração do médico veterinário à equipe de saúde resultou em um cuidado pré-natal abrangente e eficaz, atingindo os objetivos de promover a saúde materna e reduzir complicações gestacionais ligadas a doenças zoonóticas. As gestantes demonstraram maior confiança e preparo para cuidar de seus pets durante a gravidez, superando preocupações infundadas sobre afastamento. Esses resultados ressaltam a importância de orientações claras sobre a convivência saudável com animais de estimação, contribuindo para uma gestação mais segura. Recomenda-se a continuidade dessas práticas integrativas entre médicos veterinários e equipes de saúde para beneficiar mais gestantes e suas famílias.

Principal

Rosicleudo Alves da Silva

clewdoalves@gmail.com

Médico-Veterinário

Coautores

Rosicleudo Alves Da Silva; Valmir Gomes De Souza; Sandra Maria Alves De Souza Candeia; Davi Nunes Da Paz;

A prática foi aplicada em

Quixaba

Paraíba

Nordeste

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Rosicleudo Alves da Silva

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

16 abr 2024

e atualizada em

16 abr 2024

Início da Execução

01/01/2023

Condição da prática

Andamento

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Experiência do Preventivo Humanizado no SUS
Maranhão
Práticas
Implantação do serviço de curativos na atenção básica do município de Arara: experiência exitosa
Paraíba
Práticas
Assistência odontológica aos trabalhadores da saúde municipal de Esperança: relato de experiência
Paraíba
Práticas
Caminhos do Cuidado, levando serviços de saúde para as comunidades rurais no município de Condado (PB)
Paraíba
Práticas
Gestar saudável – de 0 a 1000 dias
Paraíba
Práticas
Mapa territorial em saúde mental: instrumento exitoso do cuidado na atenção primária à saúde
Paraíba
Práticas
Implementação da estratégia Tenda da Imunização para aumento de coberturas vacinais
Todos os Estados (Nordeste), Paraíba