Ações intersetoriais no âmbito da saúde: uma experiência exitosa no enfrentamento da sífilis no município de Várzea Grande

O trabalho intitulado Ações Intersetoriais no Âmbito da Saúde: uma experiência exitosa no enfrentamento da sífilis no município de Várzea Grande, apresenta os resultados parciais do Plano de Enfrentamento da Sífilis no município de Várzea Grande (MT). Verificou-se a necessidade de elaborar um plano de ações sistematizadas e programadas, pois se identificou o aumento do número de casos de sífilis no município, e também de pontos de estrangulamento na assistência ao paciente. o objetivo e meta do plano é reduzir a ocorrência do número de casos de sífilis no município de Várzea Grande (MT). O plano foi elaborado e proposto pelo setor da Vigilância Epidemiológica, e as ações desenvolvidas foram intersetoriais com a atenção à saúde (atenção básica, secundária e terciária), atenção farmacêutica, central de regulação, equipe de planejamento da SMS e com o apoio da gestão em saúde.

Reduzir a ocorrência do número de casos de sífilis no município de Várzea Grande/MT, no período de 2018-2019, por meio de ações estratégicas, programadas e intersetoriais. Buscou-se a realização de ações intersetoriais com a atenção à saúde, atenção farmacêutica, central de regulação, equipe de planejamento da SMS saúde e com o apoio da gestão em saúde. o plano foi desenvolvido em quatro etapas: diagnóstico situacional, planejamento, execução das ações e monitoramento. Para subsidiar o gerenciamento das ações foi utilizado a Plataforma Trello, e para o monitoramento e avaliação periódica do plano foi utilizado o referencial teórico de Donabedian que trata sobre a avaliação dos serviços de saúde, e de acordo com este autor a avaliação é sistematizada em estrutura, processo e resultado.

Âmbito estrutura: foi realizada a capacitação 163 profissionais (132 técnicos de enfermagem e enfermeiros e 31 médicos) acerca do manejo clínico, ampliação na realização de testes rápidos para sífilis em 198,8% quando comparado os anos de 2017 e 2018, ampliação na disponibilidade do número de exames VDRL via sistema SISREG, estabelecimento de linha de cuidado, publicação de portaria municipal determinando a execução de ações diante dos casos de sífilis, campanha municipal em combate à sífilis em pontos estratégicos, com o atendimento de 2005 pessoas. Disponibilização e tratamento oportuno em 100% das unidades básicas de saúde, através da administração da penicilina. A importância deste trabalho traduz-se nos avanços obtidos na realização das ações de organização da Rede de Atenção à Saúde do município visando realizar a assistência e vigilância dos casos de sífilis de forma efetiva, proporcionando à população a melhoria da qualidade dos serviços de saúde, no acesso aos serviços, conferindo maior resolutividade e atendimento integral nas necessidades de saúde apresentadas. o apoio contínuo da gestão é fundamental para se obter o êxito nas ações.

Principal

Alessandra Carreira Rodrigues Gajardoni

alessandraacrg@gmail.com

Coautores

Vania Ligia Da Silva, Relva Cristina Silva De Moura Teixeira,

A prática foi aplicada em

Várzea Grande

Mato Grosso

Centro-Oeste

Esta prática está vinculada a

Prefeitura Municipal de Várzea Grande (MT)

Rua 11, Quadra 9, S/N, Residencial Valência, Torre 2, Apt 33, Bairro Parque Das Nações, Cuiabá - MT

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Diógenes Marcondes

Conta vinculada

23 set 2023

CADASTRO

14 ago 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas