Ações de mobilização integradas de combate ao Aedes aegypti no território de Cobilândia: Prefeitura Municipal de Vila Velha, Forças Armadas e comunidade

Qualificação dos parceiros envolvidos. Ação: foram realizadas a priori qualificação dos 96 profissionais de saúde para serem multiplicadores. No total, foram qualificados 1029 colaboradores para realização do combate ao vetor.

Articulação com as secretárias da prefeitura, forças armadas, lideranças comunitárias, conselho de saúde. Foram realizadas diversas reuniões para firmar as parcerias e posterior o planejamento das ações compartilhadas.

A integração de novos parceiros, incluindo a participação social, e as demais pastas que compõem os determinantes da saúde no combate ao vetor é um grande desafio. No entanto, não tirou o brilho da ação desenvolvida. Ressalta-se a importância da intervenção ativa do principal gestor. Outro ponto crucial foi os imóveis fechados. Notadamente, a saúde isoladamente não consegue combater este vetor. Dar continuidade à ação nos demais bairros sempre considerando a situação epidemiológica de cada um, fortalecer a inserção da comunidade e utilizar instrumentos legais coercitivos para desenvolvimento da ação.

Principal

Renilda Teodoro da Silva Santos

carlosribeiro@vilavelha.es.gov.br

Coautores

Renilda Teodoro da Silva Santos

A prática foi aplicada em

Vila Velha

Espírito Santo

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Prefeitura Municipal de Vila Velha

R. Castelo Branco, 1803 - Olaria, Vila Velha - ES, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Renilda Teodoro da Silva Santos

Conta vinculada

02 jun 2023

CADASTRO

07 set 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas