O município de Barra do Piraí, localizado na região Médio Paraíba, no estado do Rio de Janeiro possui 101.139 habitantes e a rede de saúde bucal é composta por um Centro de Especialidades Odontológicas tipo II, um Pronto Atendimento odontológico e uma cobertura de saúde bucal na Atenção Primária em torno de 81,36%. Para facilitar a comunicação da Rede foi implantado em 2017 um protocolo de encaminhamento para as especialidades do CEO, porém não havia regulação no CEO. Os pacientes encaminhados para especialidade aguardavam o agendamento em uma fila registrada em cadernos, que continham o nome do paciente, telefone e bairro de residência. Ao mesmo tempo muitos encaminhamentos estavam fora do protocolo, com isso, pacientes menos graves eram agendados antes de pacientes com maior prioridade e a agenda dos especialistas não proporcionava a otimização da fila de espera e da resolutividade.
Sendo assim, em janeiro de 2025 a demanda reprimida para as especialidades era altíssima, com baixa resolutividade dos atendimentos de especialidade, o que motivou a equipe da Coordenação de Saúde Bucal e a Gerência do CEO a organizar uma proposta de intervenção que pudesse a curto prazo, iniciar a Regulação das especialidades e o matriciamento da Atenção primária, para que a médio prazo fosse implantado o SISREG e o ESUS no CEO.
Objetivos:
Objetivo geral: Garantir acesso e resolutividade ao Centro de Especialidades Odontológicas de Barra do Piraí
Objetivos específicos: Implantar a regulação no CEO
Implantar o matriciamento para ampliar o escopo de atuação das equipes de saúde bucal na APS e qualificar o acesso ao CEO
A coordenação de saúde bucal identificou a demanda reprimida para as especialidades odontológicas, com baixa resolutividade no CEO, devido a ausência de regulação e encaminhamentos que estavam fora do protocolo muncipal de saúde bucal e que poderiam ser resolvidos na APS. Diante deste cenário foi urgente a organização de uma intervação para garantir acesso e resolutividade na rede de saúde bucal.
Com as reuniões da equipe de saúde bucal identificamos um espaço para discutir as dificuldades no processo de trabalho e mediar a intervenção.
A demanda reprimida das especialidades no inicio de janeiro de 2025 era de:Prótese Dentária: 970 pac.; Cirurgia: 800 pac.; Endodontia: 538 pac.; Periodontia: 497 pac.; Odontopediatria: 384 pac. Com o projeto piloto da Cirurgia, a partir de janeiro, foram realizados matriciamento em quatro unidades de saúde, com a discussão e apoio na solução de casos de 11 pacientes, além do relato das equipes que com a discussão dos casos passaram a resolver a maioria dos problemas nas unidades básicas. E realmente os encaminhamentos passaram a ter melhor qualificação de acordo com o protocolo. Sendo que, os casos fora do protocolo são devolvidos para a APS e discutidos através de matriciamento.
No final do mês de março a demanda reprimida de cirurgia passou para 31 pacientes, que já estão sendo agendados no próprio mês, sendo que desde o inicio da intervenção as UBS verificaram que vários pacientes já haviam resolvido sua demanda, muitos estão sendo atendidos na APS e no CEO foram regulados 126 pacientes para a cirurgia.
A endodontia também teve impactos a regulação e gestão da agenda, a demanda reprimida em março de 2025 é de 52 pacientes. As demais especialidades estão iniciando este processo de regulação que vai se consolidar completamente com a implantação do sisreg. Ademais, com a regulação pode-se identificar a necessidade de cursos com temas relevantes como endodontia para dentes decíduos, tratamento restaurador atraumático, Biossegurança no consultório e tantos outros.
O processo de reorganização da rede de saúde bucal do município é longo e exigirá diversas medidas, que passam pela ampliação do acesso na APS, mas a Regulação e o matriciamento vem causando impacto positivo neste processo pois são estratégias fundamentais para garantir uma melhor comunicação na rede, ampliação do escopo de atuação na APS e resolutividade no CEO.
As metas do CEO ainda são um desafios, devido a entraves nos sistema de informação e nos fluxos de digitação da produção, por isso consolidar a regulação e agenda com o SISREG e o Esus são passos importantes que iremos traçar a partir de agora.
A gestão exige diálogo, integração da rede e utilização de ferramentas como a Regulação e o matriciamento. E é neste caminho que pretendemos qualificar a rede de saúde bucal de Barra do Piraí.
Rua Moreira dos Santos, 768 - Centro, Barra do Piraí - RJ, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO