A Regulação e o matriciamento como ferramenta para reorganização da rede de saúde bucal do município de Barra do Piraí

O município de Barra do Piraí, localizado na região Médio Paraíba, no estado do Rio de Janeiro possui 101.139 habitantes e a rede de saúde bucal é composta por um Centro de Especialidades Odontológicas tipo II, um Pronto Atendimento odontológico e uma cobertura de saúde bucal na Atenção Primária em torno de 81,36%. Para facilitar a comunicação da Rede foi implantado em 2017 um protocolo de encaminhamento para as especialidades do CEO, porém não havia regulação no CEO. Os pacientes encaminhados para especialidade aguardavam o agendamento em uma fila registrada em cadernos, que continham o nome do paciente, telefone e bairro de residência. Ao mesmo tempo muitos encaminhamentos estavam fora do protocolo, com isso, pacientes menos graves eram agendados antes de pacientes com maior prioridade e a agenda dos especialistas não proporcionava a otimização da fila de espera e da resolutividade.
Sendo assim, em janeiro de 2025 a demanda reprimida para as especialidades era altíssima, com baixa resolutividade dos atendimentos de especialidade, o que motivou a equipe da Coordenação de Saúde Bucal e a Gerência do CEO a organizar uma proposta de intervenção que pudesse a curto prazo, iniciar a Regulação das especialidades e o matriciamento da Atenção primária, para que a médio prazo fosse implantado o SISREG e o ESUS no CEO.
Objetivos:
Objetivo geral: Garantir acesso e resolutividade ao Centro de Especialidades Odontológicas de Barra do Piraí
Objetivos específicos: Implantar a regulação no CEO
Implantar o matriciamento para ampliar o escopo de atuação das equipes de saúde bucal na APS e qualificar o acesso ao CEO

A coordenação de saúde bucal identificou a demanda reprimida para as especialidades odontológicas, com baixa resolutividade no CEO, devido a ausência de regulação e encaminhamentos que estavam fora do protocolo muncipal de saúde bucal e que poderiam ser resolvidos na APS. Diante deste cenário foi urgente a organização de uma intervação para garantir acesso e resolutividade na rede de saúde bucal.
Com as reuniões da equipe de saúde bucal identificamos um espaço para discutir as dificuldades no processo de trabalho e mediar a intervenção.

A demanda reprimida das especialidades no inicio de janeiro de 2025 era de:Prótese Dentária: 970 pac.; Cirurgia: 800 pac.; Endodontia: 538 pac.; Periodontia: 497 pac.; Odontopediatria: 384 pac. Com o projeto piloto da Cirurgia, a partir de janeiro, foram realizados matriciamento em quatro unidades de saúde, com a discussão e apoio na solução de casos de 11 pacientes, além do relato das equipes que com a discussão dos casos passaram a resolver a maioria dos problemas nas unidades básicas. E realmente os encaminhamentos passaram a ter melhor qualificação de acordo com o protocolo. Sendo que, os casos fora do protocolo são devolvidos para a APS e discutidos através de matriciamento.
No final do mês de março a demanda reprimida de cirurgia passou para 31 pacientes, que já estão sendo agendados no próprio mês, sendo que desde o inicio da intervenção as UBS verificaram que vários pacientes já haviam resolvido sua demanda, muitos estão sendo atendidos na APS e no CEO foram regulados 126 pacientes para a cirurgia.
A endodontia também teve impactos a regulação e gestão da agenda, a demanda reprimida em março de 2025 é de 52 pacientes. As demais especialidades estão iniciando este processo de regulação que vai se consolidar completamente com a implantação do sisreg. Ademais, com a regulação pode-se identificar a necessidade de cursos com temas relevantes como endodontia para dentes decíduos, tratamento restaurador atraumático, Biossegurança no consultório e tantos outros.

O processo de reorganização da rede de saúde bucal do município é longo e exigirá diversas medidas, que passam pela ampliação do acesso na APS, mas a Regulação e o matriciamento vem causando impacto positivo neste processo pois são estratégias fundamentais para garantir uma melhor comunicação na rede, ampliação do escopo de atuação na APS e resolutividade no CEO.
As metas do CEO ainda são um desafios, devido a entraves nos sistema de informação e nos fluxos de digitação da produção, por isso consolidar a regulação e agenda com o SISREG e o Esus são passos importantes que iremos traçar a partir de agora.
A gestão exige diálogo, integração da rede e utilização de ferramentas como a Regulação e o matriciamento. E é neste caminho que pretendemos qualificar a rede de saúde bucal de Barra do Piraí.

Principal

Lívia de Paula Valente Mafra

liviavmafra@gmail.com

Coordenadora Municipal de Saúde Bucal

Coautores

Carina Lemos da Silva, Mauricio Nobuo Menezes Sassaki

A prática foi aplicada em

Barra do Piraí

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Secretaria Municipal de Saúde de Barra do Piraí

Rua Moreira dos Santos, 768 - Centro, Barra do Piraí - RJ, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Lívia de Paula Valente Mafra

Conta vinculada

24 mar 2025

CADASTRO

24 mar 2025

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Andamento

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas

Play now without restrictions Jump into the fun instantly Unlock endless game time Start gaming at school today Launch your game break now Enjoy premium playtime access Dive into crazy game worlds Begin your gaming escape Click here, play anywhere Start your school-safe gaming session unblocked games 76 yohoho Best School-Friendly Unblocked Games Endless Run Awaits: Dive into Run 3 Your New Virtual Life: BitLife Awaits! Can You Handle the Slope Speed? Click Frenzy: Join Cookie Clicker Fun! Game Boredom Killer: Unblocked Games Hub Ready for Some Retro Bowl Action? Arrr! Yohoho.io Awaits You, Captain! Drift to Glory: Play Drift Boss Now!