A inserção do enfermeiro na avaliação, prescrição e tratamento de feridas na Atenção Básica no Município de Itumbiara, Goiás

Os registros de usuários acometidos por alterações na pele e que comprometem a sua integridade são escassos, esse fato representa um sério problema de saúde pública (FREITAS, 2018). Tal concepção contribui para a oneração dos gastos públicos, além de impactar na qualidade de vida da população. Os portadores de lesões tem procurado atendimento pelo SUS na Atenção Básica. Para que isso seja possível, o usuário necessita ter acompanhamento por equipe multidisciplinar. Segundo a Resolução do COFEN 567/2018, o enfermeiro deve avaliar, prescrever e executar curativos em todos os tipos de feridas em pacientes sob seus cuidado. Diante do exposto, o enfermeiro preenche uma lacuna importante na avaliação e tratamento de feridas. Este trabalho justifica-se pelo alto índice de feridas e a inclusão do enfermeiro na prescrição e avaliação de feridas no município de Itumbiara, Goiás.

Reduzir o índice de feridas crônicas, com a inserção do enfermeiro na prescrição e tratamento de feridas no município de Itumbiara. Público-alvo e Local de realização: Pacientes portadores de feridas da Atenção Básica do município de Itumbiara, Goiás. Período: março de 2018 a março de 2019. Ações realizadas: orientação quanto a importância da medicação e os horários corretos. Instruir o usuário e a família sobre o alto cuidado e a importância da boa higiene da pele e da nutrição ideal. Realização dos curativos diariamente com acompanhamento especializado Implantação da sistematização de enfermagem.

Após o diagnóstico situacional, foi verificado que os portadores de feridas são na maioria idosos, hipertensos, diabéticos, depressivos e população com baixo poder aquisitivo. Sendo assim, os mesmos não fazem uso correto de seus cuidados e medicações. Após a implantação do serviço de feridas, realizado diariamente incluindo finais de semanas e feriados, os usuários são monitorados e verificados os sinais vitais, incluindo a glicemia capilar antes da troca dos curativos, que na maioria das vezes são realizados no domicilio do usuário, com orientações dos mesmos e seus familiares.as feridas representam um problema de saúde pública no município de Itumbiara. Após a implantação das ações, obtivemos 98% de cicatrização das lesões, destacando a melhora das feridas dos portadores de diabetes. Este projeto teve suma importância na qualidade de vida do público alvo, pois os usuários passaram por transformações em seus hábitos e suas rotinas. Além disso, houve uma redução do número de hospitalização, melhora na qualidade de vida e reinserção social do público-alvo.

Principal

Valéria Lima Da Silva

levarth@hotmail.com

Coautores

Jéssica Cezario De Sousa, Berenice Patrocínio Ribeiro Batista, Julice De Freitas Barbosa

A prática foi aplicada em

Goiás

Centro-Oeste

Esta prática está vinculada a

Prefeitura Municipal de Itumbiara (GO)

Rua Adejar Ferreira Machado, 12 - Santos Dumont, Itumbiara – GO

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Maricel Borges Tavares Abdala

Conta vinculada

23 set 2023

CADASTRO

19 jul 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas