Implantação do núcleo de atenção à pessoa idosa vulnerável no município de Pinheiro (MA)

O envelhecimento da população brasileira mostra-se como um grande desafio (COSTA, 2009). O município de Pinheiro possui cerca de 7.548 idosos, sendo 3.518 do sexo masculino e 4.030 do sexo feminino (IBGE, 2010). Tendo a sua grande maioria a rede básica de saúde como porta de entrada. A fragilidade é considerada como condição inexorável no envelhecimento, definindo-se como uma síndrome multifatorial que eleva a vulnerabilidade na pessoa idosa, a incapacidades, dependências e morte (FHON SILVA et al., 2012). O reconhecimento da fragilidade não é feito rotineiramente pela maioria dos profissionais de saúde e, muitas vezes, tais alterações são atribuídas ao envelhecimento normal da idade. Justifica-se a realização deste projeto para que, a partir da implementação do Núcleo de Atenção à Pessoa Idosa Vulnerável no município de Pinheiro, fosse realizada a atenção especializada a este seguimento populacional.

Relatar a experiência exitosa de implantação do Núcleo de Atenção à Pessoa Idosa Vulnerável do Município de Pinheiro (MA). o projeto é fruto da parceria entre a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e a Secretária Municipal de Saúde do Município de Pinheiro, contemplado por meio da assinatura do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES). o projeto foi implementado no período de 01 de março de 2018 a 01 de março de 2019, nas Unidades Básicas de Saúde. as atividades ofertadas pelo projeto foram consultas médica gerontológica e ortopédica, consulta de enfermagem e atividades de promoção à saúde como o incentivo aos hábitos de vida saudáveis. A população alvo deste projeto foram idosos vulneráveis cadastrados na ESF, que atendiam aos critérios de vulnerabilidade VES-13 estabelecido na Caderneta da Pessoa Idosa.

Durante a execução do projeto, foram realizadas 34 consultas geriátricas, 16 consultas ortopédicas, 40 consultas de enfermagem, 24 palestras, orientações nutricionais, 05 visitas domiciliares e atendimentos fisioterápicos. A utilização correta do instrumento VES-13, pareceu-nos relevante, pois permitiu identificar o idoso vulnerável e também estimular os profissionais de saúde para uma postura proativa. A implantação do Núcleo de Atenção à Pessoa Idosa proporcionou o envolvimento de profissionais da saúde, docentes, gestão municipal de saúde, acadêmicos e comunidade, consolidando conhecimentos e práticas nas áreas da promoção da saúde e cuidado ao idoso vulnerável. Este Projeto alcançou satisfatoriamente o seu objetivo de implantar o Núcleo de Atenção à Pessoa Idosa Vulnerável, em Unidades Básica de Saúde (UBS) no município de Pinheiro (MA). Por seu intento inovador, logo chamou a atenção da comunidade idosa e dos profissionais de saúde do referido Munícipio. Ofertar um cuidado estratégico e desafiante como o que foi proporcionado, tornou este projeto numa experiência exitosa.

Principal

Joelmara Furtado Dos Santos Pereira

joelmara27@yahoo.com.br

Coautores

Amanda Namíbia Pereira Pasklan, Yara Maria Cavalcante Portela, Michelline Joana Tenório Albuquerque Madruga Mesquita, Danielle Morais Gomes, Francisca Bruna Arruda Aragão

A prática foi aplicada em

Pinheiro

Pinheiro

Pinheiro

Pinheiro

Pinheiro

Pinheiro

Pinheiro

Pinheiro

Pinheiro

Maranhão

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Rua Santa Maria, S/N - Pinheiro - MA

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Frederico Araújo Lobato

Conta vinculada

23 set 2023

CADASTRO

02 out 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas