- Atenção Especializada e Hospitalar
Charlie Douglas Nascimento Leite
- 20 set 2024
Amapá
O envelhecimento da população brasileira mostra-se como um grande desafio (COSTA, 2009). O município de Pinheiro possui cerca de 7.548 idosos, sendo 3.518 do sexo masculino e 4.030 do sexo feminino (IBGE, 2010). Tendo a sua grande maioria a rede básica de saúde como porta de entrada. A fragilidade é considerada como condição inexorável no envelhecimento, definindo-se como uma síndrome multifatorial que eleva a vulnerabilidade na pessoa idosa, a incapacidades, dependências e morte (FHON SILVA et al., 2012). O reconhecimento da fragilidade não é feito rotineiramente pela maioria dos profissionais de saúde e, muitas vezes, tais alterações são atribuídas ao envelhecimento normal da idade. Justifica-se a realização deste projeto para que, a partir da implementação do Núcleo de Atenção à Pessoa Idosa Vulnerável no município de Pinheiro, fosse realizada a atenção especializada a este seguimento populacional.
Relatar a experiência exitosa de implantação do Núcleo de Atenção à Pessoa Idosa Vulnerável do Município de Pinheiro (MA). o projeto é fruto da parceria entre a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e a Secretária Municipal de Saúde do Município de Pinheiro, contemplado por meio da assinatura do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES). o projeto foi implementado no período de 01 de março de 2018 a 01 de março de 2019, nas Unidades Básicas de Saúde. as atividades ofertadas pelo projeto foram consultas médica gerontológica e ortopédica, consulta de enfermagem e atividades de promoção à saúde como o incentivo aos hábitos de vida saudáveis. A população alvo deste projeto foram idosos vulneráveis cadastrados na ESF, que atendiam aos critérios de vulnerabilidade VES-13 estabelecido na Caderneta da Pessoa Idosa.
Durante a execução do projeto, foram realizadas 34 consultas geriátricas, 16 consultas ortopédicas, 40 consultas de enfermagem, 24 palestras, orientações nutricionais, 05 visitas domiciliares e atendimentos fisioterápicos. A utilização correta do instrumento VES-13, pareceu-nos relevante, pois permitiu identificar o idoso vulnerável e também estimular os profissionais de saúde para uma postura proativa. A implantação do Núcleo de Atenção à Pessoa Idosa proporcionou o envolvimento de profissionais da saúde, docentes, gestão municipal de saúde, acadêmicos e comunidade, consolidando conhecimentos e práticas nas áreas da promoção da saúde e cuidado ao idoso vulnerável. Este Projeto alcançou satisfatoriamente o seu objetivo de implantar o Núcleo de Atenção à Pessoa Idosa Vulnerável, em Unidades Básica de Saúde (UBS) no município de Pinheiro (MA). Por seu intento inovador, logo chamou a atenção da comunidade idosa e dos profissionais de saúde do referido Munícipio. Ofertar um cuidado estratégico e desafiante como o que foi proporcionado, tornou este projeto numa experiência exitosa.
Rua Santa Maria, S/N - Pinheiro - MA
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO