Olá,

Visitante

Projeto Cajari Digital

A Secretaria Municipal de Saúde, ao diagnosticar que o processo de trabalho dos agentes comunitários de saúde estava muito abaixo do esperado, de acordo com a realidade, implanta o projeto piloto Cajari Digital, instalando nos celulares e tabletes dos agentes o aplicativo, que facilitaria e aumentaria a qualidade do serviço dos mesmos.

O objetivo foi implementar o aplicativo epHealth, que facilitaria o cadastramento populacional e as visitas domiciliares. Foi implantado, em 2018, em 10 aparelhos de agentes comunitários de saúde (ACS), como piloto. Como o aplicativo é gratuito e se encaixa perfeitamente no trabalho do dia a dia, foram capacitados com carga horária de 40 horas: como fazer o cadastramento e atualização individual e domiciliar; aplicação da ficha de consumo alimentar; geolocalização; cartão sombra de vacina; e visita domiciliar. O mesmo realizaria backup na nuvem e, logo após, realizaria a sincronização com eSUS, enviando por e-mail o arquivo zipado. O arquivo seria lançado junto ao eSUS PEC. Foi dado suporte mensalmente aos ACS e criado grupo de trabalho.

Iniciamos o projeto com 10 ACS de um total de 61 e, atualmente, estamos com 43 agentes. No ano de 2016, houve 911 pessoas cadastradas e 19.031visitas domiciliares. No ano de 2017, 1.135 pessoas cadastradas e 73.501 visitas domiciliares. No ano de 2018, 6.540 pessoas cadastradas e 95.774 visitas domiciliares, sendo que adesão ao aplicativo não houve custo com a compra de equipamentos, pois foi oferecida suporte permanente, por meio do qual os ACS observaram a qualidade e a facilidade de se realizar a produção. Como o aplicativo é sicronizado com eSUS PEC, legimita os arquivos produzidos pelo aplicativo. Observamos que depois da implantação, começamos a ter resultados mais eficazes no dia a dia do trabalho do agente de saúde, como a implantação do marcador de consumo alimentar, cartão sombra virtual, fichas de acompanhamentos de diabéticos, hipertensos, pessoas com hanseníase, tuberculose e crianças menores de 5 anos.

Principal

Diego Jardim Ferreira

semuscajari@gmail.com

A prática foi aplicada em

Cajari

Maranhão

Nordeste

Instituição

Rua Vereador Benedito Mendonça, 314 Cajari - MA

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Diego Jardim Ferreira

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

25 mar 2024

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Título: Autismo – uma causa municipal.
Paraíba
Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Visita de luto – uma atitude humanizada
Rio de Janeiro
Práticas
Vacinação Sem Barreiras: um Grande Desafio
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Vacinação: Estratégias para o Aumento da Cobertura Vacinal no Município de Barrolândia – TO
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal