Trata-se de um relato de experiência realizado em fevereiro de 2023, sendo descritivo e elaborado diante do manejo na Unidade de Saúde da Família Jaqueira, localizada no município de Piraí/RJ, no cuidado de ferida de um paciente etilista crônico.
Partiu – se da necessidade de assegurar o atendimento e o cuidado integral do mesmo pertencente ao território, e minimizar a exposição desse usuário há riscos de infecção e possível amputação do membro exposto por arranhadura ou picada de animal desconhecido.
Minimizar os riscos de contaminação e infecção da ferida. Assegurar o atendimento e o acesso desse usuário na especialidade. Potencializar a equipe na assistência desse cuidado; garantir autonomia do cuidado para o com o usuário.
Realizado curativo diário pela equipe técnica da unidade com supervisão da Enfermeira e Medico da Unidade, junto com cuidados a cada realização de curativo avaliação pressórica, níveis glicêmicos e introdução de benzodiazepínicos nesse período para minimizar possível retorno ao álcool. Contamos com ajuda da família e parceiro da comunidade para assegurar que o mesmo faria curativo, medicação e alimentação adequada nesse período. Feito avaliação pelo nutricionista introduzido dieta e composto vitamínico para ajudar na cicatrização.
Desafio de garantir integralmente a assistência aferida para um usuário etilista.
Fortalecimento do trabalho em equipe colaborativo e interdisciplinar. Aceitação do paciente no tratamento e auto-cuidado; resgate do vinculo familiar ; Diminuição de risco de complicação.
Apesar dos desafios diários, seguimos a frente da linha de cuidado, mantendo a integralidade na assistência, a humanização, atingindo todos os níveis de assistência à saúde e contemplando o individuo no seu processo saúde – doença, dentro da oferta disponível da rede de coberturas no momento de atuação e com os conhecimentos no cuidados a feridas.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO