O CAPS 1 – Umbuzeiro foi instalado no município em 2015, desde então atende pessoas de todas as faixas etárias, sendo o maior público adolescentes e adultos, que apresentam prioritariamente intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e persistentes, incluindo aqueles relacionados as necessidades decorrentes do uso prejudicial de álcool e outras drogas, e outras situações clínicas que impossibilitem estabelecer laços sociais e realizar projetos de vida. No ano de 2023, haviam 1.172 prontuários, destes 517 usuários ativos no serviço, sendo 120 perfis CAPS.
O serviço conta com uma equipe multiprofissional – psiquiatra, enfermeira, psicóloga, assistente social, fisioterapeuta, farmacêutico, técnica de enfermagem, pedagoga, artesã e a equipe de apoio com recepcionista, auxiliar de serviços gerais, segurança e coordenadora que realizam acompanhamento continuado e de reinserção social dos usuários, para que os mesmos sejam protagonistas de sua própria história.
As atividades desenvolvidas são: acolhimento inicial e diurno, construção de projeto terapêutico singular (PTS), atendimento individual dos diversos profissionais, acolhimento de usuários em situação de crise, ações de educação em saúde/autocuidado, assistência farmacêutica, ações de matriciamento junto a atenção básica, oficinas terapêuticas, etc.
A oficina terapêutica é um dos modelos de cuidado continuado, que busca ofertar ações de reinserção social. No CAPS 1 Umbuzeiro (PB), dentre as oficinas trabalhadas destaca-se a de artesanato, conduzida pela artesã da equipe, tendo como objetivo proporcionar a reintegração dos usuários na comunidade.
Trata-se de um relato de experiência desenvolvido com os usuários da oficina terapêutica de artesanato do CAPS I Umbuzeiro (PB), durante o ano de 2023. As oficinas são conduzidas pela Artesã da equipe, são realizadas de segunda-feira a quinta-feira, das segunda-feiras e quintas-feiras, masculino as quarta-feira na sede, já nos CAPS itinerantes, os grupos são mistos, estes são realizados nas unidades básicas de saúde da família inseridas no território.
É importante ressaltar que nas oficinas de artes realizadas neste órgão são utilizados recursos recicláveis como: rolinho de papel higiênico, CDs, tampinhas de garrafas pet, jornais, palitos de picolé, palitos de churrasco, dentre outros, de acordo com a realidade trabalhada, pois, mensalmente o ambiente é organizado, conforme o tema trabalhado durante o mês, pelas mãos dos usuários, que são os protagonistas destes trabalhos. Para tal organização são utilizados flores em EVA, mandalas, pêndulos, portas-treco, portas-retrato como também atividades de pintura e colagem, pinturas em tecido, etc.
Proporcionar a reintegração dos usuários na comunidade.
Os resultados observados mostram que 50%, dos usuários perfil CAPS do município de Umbuzeiro (PB), participam da oficina artes manuais, enquanto os outros 50% apresentam resistência na participação delas, em sua maioria por falta de apoio e incentivo familiar. As oficinas desenvolvidas com os participantes promovem melhoria e desenvolvimento da coordenação motora, ganho de concentração, paciência e atenção, desenvolvimento de habilidades psicomotoras, manuais e intelectuais, estimulação da socialização, viabilidade da inserção e reinserção social na comunidade, autonomia, resgate da autoestima, e oportuniza geração de renda e de empreendedorismo.
A importância de ter um olhar humanizado para cada usuário que frequenta o serviço especializado, independente de seu sofrimento psíquico, para que o mesmo seja reinserido no seu território. Dessa forma, o artesão desenvolvera suas habilidades em artes manuais proporcionando que os mesmos desenvolvam e estimulem suas aptidões e oportunize o empreendedorismo.
Rua Rui Barbosa, Umbuzeiro - PB, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO