Este estudo consiste em relato de experiencia a partir de aulas de dança de salão voltadas para usuários da Unidade de Saúde da família Jardim Atlântico – Maricá – Rio de Janeiro, sendo considerado um serviço de acesso aberto com aulas que acontecem nas dependências da Unidade em um turno semanal. O projeto apenas depende dos profissionais envolvidos e da comunidade, tornando assim mais acessível a sua realização.
Logo após o período de pandemia de Covid, observou-se uma grande quantidade de usuários isolados e com necessidades de maior interação com a comunidade em geral, além disso constatou-se a necessidade de promover atividades em grupos voltadas para uma melhor qualidade de vida e saúde. Durante reuniões de equipe, foram levantadas diversas intervenções para solucionar o problema em questão. Através de uma idealização de um Agente Comunitário de Saúde, tal qual também é instrutor de dança de salão, o Projeto dançando com o Jardim Atlântico foi desenvolvido com o apoio da gerencia e da equipe Emulti, com a participação de Psicólogo, Nutricionista e Fisioterapeuta, tendo início em abril de 2022 até a presente data e ocorre dentro das instalações da Unidade de Saúde da família Jardim Atlântico – Maricá – Rio de Janeiro.
O Projeto Dançando com o Jardim Atlântico promove a melhoria do convívio e da socialização entre os participantes, aprimorando assim o aspecto proprioceptivo e emocional, favorecendo também o bem estar e a autoestima. Após o início do projeto identificou uma maior procura da população em grupos promovidos na Unidade, sendo criadas novas atividades com diferentes abordagens.
A dança favorece a ampliação e fortalecimento das ações de promoção a saúde nas Unidades de Saúde da Família, contribuindo para novos espaços potencializadores para integralidade do corpo, da mente e das emoções.
Como o projeto apenas depende dos profissionais envolvidos e da comunidade, se torna mais acessível a sua realização.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO