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Ampliando leque da rede: fortalecimento dos vínculos entre equipes e escola.

O município de Queimadas no estado da Paraíba, tem aproximadamente 47600 habitantes (IBGE/2022), desses 9543 estão em idade escolar e distribuídos nas vinte e seis escolas da rede municipal e duas da rede estadual. O PSE abrange o maior público possível dessas unidades escolares, nas varridas idades desde o maternal a educação de jovens adultos- EJA.
A partir do diálogo entre os profissionais da rede, saúde, educação, desenvolvimento social, foi possível perceber a fragilidade acerca do conhecimento dos serviços ofertados a esse público. Serviços de nutrição, psicologia , enfermagem, fisioterapia, ações de promoção e prevenção relacionado aos cuidados odontológicos que estão disponíveis nas unidades de saúde da família, na policlínica, centro especializado em fisioterapia e reabilitação e saúde trabalhador, orientação e apoio pelo centro de referência de assistência social CRAS às famílias e alunos que se encontram em vulnerabilidade social, orientação e apoio pelo centro referência especializado em assistência social CREAS às famílias, alunos e individuo em situação de risco pessoal ou social por violações de direitos, gerência de articulação e apoio as mulheres as mulheres -GAPM, que auxilia e orienta mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, levando essas orientações as unidades escolares com a finalidade de tornar alcançável por todos alunos e seus familiares.
Em virtude disso elaboramos estratégias a fim de garantir o conhecimento acerca dos serviços, programas e projetos ofertados na rede municipal, viabilizando a participação e inserção nos grupos e oficinas ofertados nos serviços acima descritos acordo com as demandas apresentadas.

Objetivos Geral: Garantir que os alunos tenham conhecimentos dos programas acima citado disponíveis pela rede intersetorial, programas sociais e de saúde ofertados pelo município, viabilizando assim a participação deles universalizando o acesso aos direitos sociais na assistência social e saúde.
Fortalecer as ações intersetoriais através do PSE a fim de tornar o destinatário das ações assistências e de saúde alcançáveis pelas políticas públicas.
O projeto tem uma abordagem descritiva, na qual foi iniciado a partir de reuniões entre as secretarias de saúde, educação e desenvolvimento social, com o intuito de levar conhecimento acerca dos serviços oferecidos aos discentes com a finalidade de torna-los multiplicadores. A partir daí foram definidos grupos de trabalho com a participação de profissionais atuantes na saúde, no centro de referência de assistência social (CRAS), gerência de articulação e apoio as mulheres (GAPM) para atuar nas escolas, posteriormente foi realizado contato com os gestores escolares para agendar as datas de execução do projeto.
Teve início em 2022 com a promoção de atividades educativas e orientativas, com apresentação dos serviços, a priori um projeto piloto na escola Judite conforme calendário escolar e considerando as campanhas de conscientização nacional para serem trabalhadas no ambiente escolar; no ano de 2023 o projeto foi ampliado para mais três escolas municipais e uma estadual seguindo o mesmo roteiro de trabalho e atualmente estamos dando sequência contemplando em média 5400 alunos, na faixa etária de 4 a 17 anos.
Ao longo dos anos supracitados foram trabalhados diversos temas entre eles: desenvolvimento emocional, sexualidade, arboviroses, vacinas, hanseníase, tuberculose, obesidade, direitos e deveres, bullying, trabalho infantil, campanha de combate ao abuso e exploração sexual, comtemplando a saúde e a assistência social com a finalidade de instruir e multiplicar conhecimentos aos alunos através de ações intersetoriais.

O problema identificado foi o desconhecimento dos alunos a cerca dos serviços oferecidos no município voltados para o publico em idade escolar. Nesse contexto, foram feitas reuniões intersetoriais com a rede de serviços da secretaria de saúde, educação e desenvolvimento social, com o intuito de realizar visitas e atividades nas escolas promovendo o conhecimento dos serviços e tornando os alunos multiplicadores na sociedade.

O trabalho em conjunto com os profissionais das secretarias participantes possibilitou maior interação e articulação entre os serviços envolvidos, assim como a troca de conhecimento, os encaminhamentos com maior eficácia entre os serviços, os discursões de caso a cada reunião de planejamentos para uma resolutividade diante das necessidades do aluno/escola.
De maneira qualitativa contribuímos com o desenvolvimento emocional dos alunos da rede estudantil, realizamos direcionamentos sobres os serviços ofertados em rede, no qual houve um aprendizado significativo das crianças e dos adolescentes acerca dos temas trabalhados, fortalecendo o respeito e os vínculos familiares e comunitários.

O desenvolvimento das ações propiciou uma maior interação e resultando no fortalecimento da rede, beneficiando o publico alvo e suas famílias através das ações educativas e dos encaminhamentos fornecidos. Contudo ainda há fragilidades a serem trabalhadas relacionadas a saúde emocional, a reprodução sexual e as vítimas de violência doméstica e familiar, no entanto os entraves estão sendo diagnosticados e discutidos em rede para ampliar a ofertar de acordo com a demanda.
Por meio da execução das ações nas escolas municipais e estaduais foi possível perceber um enriquecimento entre a interação dos alunos e profissionais estreitando os vínculos entre todos os envolvidos.
Sugerimos a replicação por outros municípios como forma de informar a sociedade através de ações educação e promoção dos serviços.

Principal

GILVERLANIA DA SILVA ARAGÃO QUEIROZ

lanaaragao14@gmail.com

Assistente Social

Coautores

GILVERLANIA DA SILVA ARAGÃO QUEIROZ, CAMILLA SANDRIANNY PEREIRA BARBOSA, EMANUELY DE FARIAS ALBUQUERQUE, FRANCISCA EUGENIA BERNARDINO CASIMIRO DE LIMA

A prática foi aplicada em

Todos os Municípios (AL)

Todos os Municípios (BA)

Todos os Municípios (CE)

Todos os Municípios (MA)

Queimadas

Todos os Municípios (PE)

Todos os Municípios (PI)

Todos os Municípios (RN)

Todos os Municípios (SE)

Paraíba

Nordeste

Esta prática está vinculada a

rua Sebastião Lucena, 65, Centro, Queimadas-PB

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

GILVERLANIA DA SILVA ARAGÃO QUEIROZ

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

13 abr 2024

e atualizada em

13 abr 2024

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Andamento

Situação da Prática

Arquivos

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