O Novembro Azul é mais do que uma campanha. É um chamado à ação para que homens de todas as idades reflitam sobre a importância dos cuidados preventivos, especialmente em relação ao câncer de próstata, responsável por cerca de 67 casos para cada 100 mil homens no Brasil. A estimativa, segundo o Ministério da Saúde, é de que, até o ano de 2025, mais de 700 mil novos casos sejam registrados. A pasta da Saúde, através do Instituto Nacional do Câncer (Inca), estimou cerca de 72 mil novos casos entre 2023 e 2025. No mundo, de acordo com a comissão de câncer de próstata da revista científica internacional Lancet, via Agência Brasil, os novos casos devem dobrar até 2040, indo de 1,4 milhão em 2020 para 2,9 milhões em 2040. O motivo, de acordo com a revista, é o aumento da expectativa de vida global.
Apesar de grave, a doença pode ser tratada quando detectada precocemente. Muitas vezes, porém, o estigma em torno da saúde masculina impede que os homens busquem ajuda e, por vergonha ou medo, estes postergam exames e consultas. Novembro Azul, portanto, nos lembra que cuidar de si mesmo é um ato de coragem e amor, tanto por si quanto pelos que nos rodeiam. A mensagem é clara: a prevenção pode salvar vidas. Lembre-se: não é só um mês, mas um compromisso contínuo com a saúde e o bem-estar. Cuidar de si é cuidar de todos.
Vamos falar sobre a saúde do homem?
Em contribuição ao Novembro Azul, a Plataforma IdeiaSUS destaca práticas que potencializam e incentivam os cuidados com a saúde do homem. Confira:
Saúde com humor: ampliando acesso à saúde do homem em Junco do Seridó (PB);
Indicadores para monitoramento das ações de promoção e atenção a saúde do homem em Petrópolis;
Saúde e bem-estar do homem;
Educação popular na saúde do homem protagonizada por profissionais da Atenção Primária à Saúde de Horizonte (CE);
Mobilização social para detecção precoce do câncer de próstata na população indigena do municipio Porto Seguro.
Por Ana Karolina (Jornalista e bolsista IdeiaSUS)