A prevenção em saúde é um pilar essencial para garantir qualidade de vida e bem-estar da população. No entanto, ainda enfrentamos desafios significativos, como a desinformação e a resistência a algumas práticas preventivas (Furtado et al., 2023). Especialmente entre os homens, observa-se uma maior resistência à adoção de medidas prevenção, pois, historicamente, o homem é visto como o provedor da família, alguém que não pode adoecer. Esse comportamento dificulta a promoção de hábitos saudáveis e a adesão a cuidados de saúde (Soares et al.,2020). Neste contexto, o Serviço Especializado em Saúde e Segurança do Trabalhador (SESST) de Queimadas/PB adotou uma estratégia inovadoraque tem como objetivo incorporar a prevenção como um pilar essencial da saúde masculina. O SESST foi além das tradicionais palestras e desenvolveu uma abordagem centrada na vigilância em saúde do trabalhador e na saúde masculina. Com o objetivo de causar um impacto mais significativo, foi desenvolvido a Caderneta de Saúde do Trabalhador, que permite o acompanhamento de imunização e registro de consultas com o Médico do Trabalho, além da implementação de um prontuário eletrônico que traça o perfil completo do trabalhador, com informações sobre o setor de trabalho, idade e condições de saúde, entre outros dados relevantes.
Para tanto, tem-se como objetivo desenvolver a Caderneta de Saúde do Trabalhador para permitir o acompanhamento da imunização e o registro de consultas com o Médico do Trabalho, além de implementar um prontuário eletrônico que possibilite traçar o perfil completo do trabalhador, incluindo setor de trabalho, idade e condições de saúde. Busca-se, ainda, garantir a centralização e acessibilidade das informações de saúde dos trabalhadores, proporcionando um acompanhamento mais eficiente e preciso, bem como promover a melhoria da gestão da saúde ocupacional por meio do registro e monitoramento contínuo das condições de saúde dos servidores municipais.
O estudo descritivo baseia-se em um relato de experiência sobre a implementação da Caderneta de Saúde do Trabalhador em quatro etapas. Inicialmente, a caderneta foi criada para organizar informações de saúde dos servidores municipais. Em seguida, um médico especialista avaliou o conteúdo, identificando a necessidade de digitalização, o que levou ao desenvolvimento de um prontuário eletrônico no SESST, permitindo acompanhamento em tempo real. Na terceira etapa, definiu-se a amostra, abrangendo 100% dos servidores, assegurando exames, imunizações e consultas ocupacionais. A execução das ações começou na Secretaria de Infraestrutura, com foco em educação em saúde, coletas de sangue e imunização. A avaliação final demonstrou alta adesão e eficácia da estratégia na promoção da saúde do trabalhador.

A ausência de um sistema estruturado para registrar e acompanhar a saúde dos trabalhadores pode comprometer a identificação de riscos ocupacionais, a continuidade do cuidado e a eficácia das ações de promoção e prevenção em saúde. Para solucionar essa lacuna, surgiu como projeto o desenvolvimento da Caderneta de Saúde do Trabalhador e a implementação de um prontuário eletrônico, permitindo a centralização e acessibilidade das informações de saúde. Essa iniciativa possibilita um acompanhamento mais eficiente, o monitoramento da imunização e consultas médicas, além de otimizar a gestão da saúde ocupacional, promovendo a prevenção de agravos no ambiente de trabalho.

Durante as ações, além das orientações sobre prevenção, os trabalhadores participaram de palestras sobre notificação de acidentes de trabalho e o uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Um dos desafios identificados foi o medo demonstrado por muitos trabalhadores, reflexo da falta de hábito em cuidar da própria saúde.
Até a presente data, conseguimos atender cerca de 100 homens, proporcionando um impacto positivo significativo. Os trabalhadores saíram com suas cadernetas preenchidas, imunização em dia e, posteriormente, com os resultados de seus exames em mãos. Para avaliação dos exames, foram encaminhados para consulta periódica com o médico do trabalho. A conscientização gerada também levou a um aumento na adesão ao uso correto dos EPIs e na notificação de acidentes de trabalho, garantindo maior segurança ocupacional.
É imprescindível destacar que a Caderneta de Saúde do Trabalhador teve um impacto direto na saúde masculina, ao proporcionar um acompanhamento contínuo e individualizado. Com a documentação completa e acessível, os trabalhadores passaram a ter um registro de sua saúde, o que facilita a identificação de condições crônicas e a promoção da realização de exames preventivos de forma regular.
O prontuário eletrônico complementou esse impacto, oferecendo uma forma digitalizada, segura e eficiente de armazenar todos os dados de saúde dos trabalhadores. Com a integração dos dados no SESST, foi possível fazer um acompanhamento mais ágil e preciso, permitindo acesso rápido a informações pertinentes. Esse registro digital não apenas facilitou o monitoramento contínuo da saúde, mas também garantiu uma gestão mais transparente e organizada. Assim, o prontuário eletrônico contribuiu significativamente para a continuidade do cuidado.

Principal

Daniela Cabral de Melo

danielacdemelosesst@gmail.com

Coordenadora de Saúde do Trabalhador

Coautores

Daniela Cabral de Melo, Janaina Cesário Araujo, Larissa Vitória Albuquerque Carlos, Lidiane Rocha da Silva

A prática foi aplicada em

Queimadas

Paraíba

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Prefeitura Municipal - Rua João Barbosa da Silva - Centro, Queimadas - PB, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Janaína Cesário Araújo

Conta vinculada

02 abr 2025

CADASTRO

02 abr 2025

ATUALIZAÇÃO

13 dez 2024

inicio

Condição da prática

Andamento

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas

agar.io