Olá,

Visitante

Saúde com humor: ampliando acesso à saúde do homem em Junco do Seridó-PB.

A campanha Novembro Azul desempenha um papel crucial na conscientização, prevenção e combate ao câncer de próstata, uma das principais causas de mortalidade entre homens em todo o mundo.
A ações da campanha do Novembro Azul fazem parte do calendário de atividades ofertadas pela saúde no municipio de Junco do Seridó, quando buscamos intensificar as ações de saúde voltadas para o rastreio e prevenção do câncer de próstata, assim como cuidados voltados para saúde do homem. Durante todo o mês de novembro são ofertadas ações em horário noturno nas Unidades Básicas de saúde com atividades educativas, atendimento médico e de enfermagem e atendimento odontológico buscando alcançar o público masculino, intensificação da oferta de exames PSA, e ações em parceira com secretarias de esporte para trabalharmos intersetorialmente esta campanha. Dentre as atividades ofertadas na programação há dois anos temos expandido o projeto Saúde com Humor, onde contratamos médico urologista para realizar atendimentos com a consulta , toque retal, ultrassonografia de próstata e avaliação especializada. Além do atendimento clínico o projeto conta com a realização de Educação em saúde onde há realização palestra do urologista juntamente com profissional humorista que conduzem a atividade de forma dinâmica e interativa com o publico presente, trabalhando além do câncer de próstata, o câncer de pênis, e hábitos de vida que contribuem para a morbimortalidade do publico masculino.
Objetivo:
O objetivo primordial de nossa campanha é:
– Sensibilizar e conscientizar a população masculina sobre a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de próstata. Reconhecendo as disparidades de acesso aos serviços de saúde, decidimos descentralizar nossas atividades para alcançar comunidades tanto urbanas quanto rurais, através do atendimento médico especializado de forma descentralizada.
– Ultrapassar preconceitos através da forma dinâmica nas ações de educação em saúde com a presença de profissional humorista juntamente com o médico urologista, atraindo o público masculino e quebrando tabus.
Metodologia
Estratégias Implementadas:

Atendimento Médico Urológico Descentralizado:
– Realizamos divulgação da programação para mobilizaram as comunidades rurais e levamos o urologista para atendimento nas UBS da Comunidades Rurais Carneira e Bom Jesus e na Unidade de saúde do Centro da Cidade, garantindo acesso facilitado aos serviços de saúde.
– Contamos com a presença de médico urologista para realização de consultas, exames de toque retal, ultrassonografia da próstata, solicitação de exames complementares e encaminhamentos quando necessários.
-Ações Educativas Dinâmicas:
– Reconhecendo a importância da educação em saúde, organizamos sessões educativas interativas em cada comunidade que aconteceram no dia dos atendimentos.
– Na zona urbana a ação foi realizada a noite para priorizar a participação de homens que trabalham durante o dia;
– Na comunidade Bom Jesus a ação aconteceu no domingo e deste modo instalamos Tv para transmissão de jogo de futebol enquanto aguardavam o atendimento;
– Para tornar as atividades mais atrativas e dinâmicas, contamos com a participação de um humorista, que juntamente com o urologista transmitiram as informações sobre prevenção e cuidados de forma descontraída e acessível.
– Realizamos torneiro de dominó entre os homens na praça em dia alternativo ao do atendimento onde também foi ofertado atualização da caderneta vacinal e ações de saúde;

A descentralização das ações voltadas para a saúde do homem da zona urbana para comunidades estratégicas da zona rural foi motivada pela necessidade de ampliarmos acesso aos homens da zona rural e fortalecer uma politiac de zaúde mais equânime para esta população.

Acesso Equitativo: A descentralização das atividades permitiu que homens de todas as regiões do município tivessem acesso aos serviços de saúde ofertados na campanha, incluindo aqueles que residem em áreas rurais e de difícil acesso.
Conscientização e Prevenção: Uma campanha contribuiu significativamente para aumentar a conscientização sobre o câncer de próstata e a importância da realização de exames preventivos regularmente.
Impacto na Saúde Pública: Ao detectar precocemente casos de câncer de próstata, podemos aumentar as chances de o tratamento ser bem sucedido e reduzir a morbidade e mortalidade associadas a essa doença.
– Realização de 100 consultas no distrito de Bom jesus;
– Realização de 100 consultas na comunidade Carneira;
– Realização de 150 consultas na zona urbana;
– Realização de 350 exames de PSA;
– 04 pacientes encaminhados para biopsia com resultados positivos para neoplasia de próstata;
-15 pacientes encaminhados para continuidade de tratamento por 06 meses por doença relacionada a próstata;

A campanha Novembro Azul descentralizada em Junco do Seridó-PB, que teve como culminância a ação Saúde com Humor, com atendimento médico urológico e ações educativas dinâmicas, foi uma experiência exitosa do SUS em nosso municipio, pois demonstra o compromisso em promover a saúde masculina e prevenir o câncer de próstata, impactando positivamente a vida dos moradores do município que aderiram as ações e buscaram os atendimentos ofertados tanto na prevenção quanto da promoção a saúde.
Durante a campanha foram detectadas situações de prostatite (Inflamação da prostata), doenças relacionadas ao pênis, e câncer de prótata em estágio iniciais, opostunizando o tratamento adequado e precoce para este, e cirurgicos e clinicos para os demaia conforme direcionamento médico.
Por fins, avaliamos que com as campanhas sempre concentradas na zona urbana não conseguimos alcançar o público da zona rural de forma equânime e universal, a adesão massiva dos homens na zona rural demonstrou que conseguimos levar mais acesso a saúde do publico masculino de nosso municipio.

Principal

Arthur Araújo da Nóbrega

fmsjunco@gmail.com

Secretário municipal de saúde

Coautores

Ana Célia Rocha de Medeiros Arthur Araújo Gomes da Nobrega Maria Luzia Silva Nenem Maria Vitória de medeiros

A prática foi aplicada em

Junco do Seridó

Paraíba

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Av. Balduíno Guedes, Junco do Seridó - PB, 58640-000

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Ana Célia Rocha de Medeiros

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

15 abr 2024

e atualizada em

15 abr 2024

Início da Execução

01/11/2022

Condição da prática

Andamento

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Ações intersetoriais: integrando estratégias no combate às arboviroses na cidade de Belém do Brejo da Cruz (PB)
Paraíba
Práticas
Re(h)abilitando a interdisciplinaridade e o cuidado na atenção primária à saúde
Paraíba
Práticas
A (in) visibilidade de quem está em situação de rua: caminhos possíveis para cuidado em saúde
Paraíba
Práticas
Do ambulatório LGBTQIAPNB+ ao Café com Diversidade: garantindo acesso e fortalecimento de vínculos
Paraíba
Práticas
Fato ou fake: utilizando a força da internet no combate a fake news sobre vacinação em Esperança – PB.
Paraíba
Práticas
Projeto saúde na feira: ampliando o acesso de serviços de saúde no município de Ingá.
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Promoção da saúde mental dos trabalhadores da estratégia de saúde da família: cuidando do cuidador.
Paraíba
Práticas
Projeto Hidrovida: a utilização de terapia aquática como forma de tratamento para idosos com doenças osteomusculares.
Paraíba