O município de Tanguá, localizado na região metropolitana II do estado do Rio de Janeiro, é conhecido como a “Terra da Laranja” devido à sua produção significativa de laranjas. A região começou a cultivar laranjas no início do século XX. Nos anos 80, Tanguá foi classificada como a maior produtora de laranjas do estado e a segunda do país. No ano de 2022 a laranja da região de Tanguá, recebeu o 100º selo de Indicação Geográfica do País. O reconhecimento foi concedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) e comprova que a origem do produto confere características únicas. O Circuito da Laranja é o principal roteiro turístico da cidade. Com isso, o município conta com um significativo número de trabalhadores rurais, expostos ao uso de agrotóxicos e demais produtos nocivos envolvidos no cultivo das frutas. Os aplicadores estão expostos de forma direta, mas seus familiares e a população em geral têm risco de adoecer pelo contato direto ou indireto com os agrotóxicos. Esses produtos químicos estão presentes no nosso dia a dia e podem contaminar também o solo, o ar, a água, os alimentos e a vida animal. Estudos científicos no mundo todo têm evidenciado a relação entre o uso de agrotóxicos e diversas doenças. Pensando na saúde desses trabalhadores, os Programas de Saúde do Trabalhador e Saúde do Homem, em parceria com a Estratégia de Saúde da Família de Tanguá desenvolveram em 2022 o projeto em questão, que acontece anualmente na área rural do município.
Objetivo geral: avaliar a situação de saúde dos trabalhadores rurais do município de Tanguá, garantindo a integralidade do cuidado. Objetivos específicos: realizar um cadastro populacional de grupos em situação de exposição ocupacional a agrotóxicos realizar triagem bioquímica através da realização de exames específicos aos trabalhadores expostos aos agrotóxicos garantir a integralidade do cuidado implantar um protocolo de atendimento para suspeita de intoxicação por agrotóxicos promover o reconhecimento dos profissionais de saúde sobre o risco de exposição e intoxicação por agrotóxico no município mobilizar a sociedade para a importância da temática e informar sobre a magnitude dos impactos dos agrotóxicos na saúde e no meio ambiente.
Com início do ano de 2022, o projeto Cuidando da Saúde dos trabalhadores rurais do município de Tanguá ocorre todos os anos em uma data escolhida no mês de julho, na Unidade Básica de Saúde da Posse dos Coutinhos. Essa unidade está situada na área rural do município, há 14 km de distância do centro da cidade, com acesso por estrada de chão. A divulgação do evento ocorre através das mídias oficiais da prefeitura, panfletos impressos entregues nas cooperativas de trabalhadores rurais e em todas as UBS do município. No dia do evento são ofertados os seguintes atendimentos: avaliação integral da saúde dos trabalhadores realização dos exames de colinesterase, hemograma completo, glicemia capilar, testes rápidos de IST verificação de pressão arterial orientações sobre o tabagismo com inscrições para o tratamento e atualização da situação vacinal. Além disso também são realizadas palestras por profissional da Secretaria municipal de Agricultura, com orientações quanto ao uso de EPI´s necessários na utilização dos agrotóxicos indicados no receituário agrônomo de acordo com os rótulos dos produtos, e sobre o armazenamento correto dos agrotóxicos, assim como sua destinação final. Diversos programas de saúde participam do evento, qualificando a oferta dos serviços.
Através da triagem bioquímica realizada todos os anos, aproximadamente 20% dos exames de colinesterase realizados tem seus resultados alterados. Além disso, também verificamos resultados alterados em todos os outros exames. Os pacientes são agendados para consulta e acompanhamento médico no posto de saúde da Posse dos Coutinhos e também para os especialistas, conforme a indicação clínica. Desta forma, esses trabalhadores realizam o tratamento e acompanhamento de sua condição clínica diagnosticada, minimizando os riscos de complicações e internações futuras.
O setor agropecuário familiar é sempre lembrado por sua importância na absorção de emprego e na produção de alimentos, especialmente voltada para o auto-consumo, ou seja, focalizam-se mais as funções de caráter social do que as econômicas, tendo em vista sua menor produtividade e incorporação tecnológica. A orientação dessa população em relação ao uso de agrotóxico e de técnicas alternativas, a parceria das Unidades de Saúde com outros setores, para suporte técnico e multiprofissional aos pequenos produtores e trabalhadores rurais é de extrema importância na prevenção de agravos pelo uso de agrotóxicos, que no futuro impactam nos atendimentos no Sistema Único de Saúde. Portanto, o projeto Cuidando da Saúde dos trabalhadores rurais do município de Tanguá oferta serviços de saúde através de uma visão integral e qualitativa, melhorando a qualidade de vida da população e reduzindo riscos e danos causados pela exposição aos agrotóxicos. Temos fotos dos eventos realizados, o banner está sendo produzido.
Rua Vereador Manoel Macedo - Hararas da Peniche, Tanguá - RJ, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO