Olá,

Visitante

Melhor prevenir que remediar promoção à saúde do homem e da mulher

A equipe multidisciplinar da saúde do município de Porto do Mangue/RN, composta por assistentes sociais, fisioterapeutas, enfermeiros, nutricionista, psicóloga, ginecologista, urologista e cardiologista, resolveu unir homens e mulheres para construir uma prática interventiva de prevenção de doenças e promoção a saúde do homem e da mulher. Essa intervenção parte do princípio que o hábito das mulheres de utilizar os serviços de saúde com mais freqüência que os homens, podem estimular maridos, filhos, pais, irmãos, cunhados e outros a buscá-los, contribuindo para evitar várias doenças. MELHOR PREVENIR QUE REMEDIAR é um conjunto de ações sócioeducativas de promoção à saúde do homem e da mulher, que possibilita os sujeitos a discutirem seus aspectos físicos e psicológicos, como também o contexto social no qual estão inseridos, detectando e prevenindo fatores de riscos à saúde, propondo o desenvolvimento de atividades voltadas diretamente para a saúde do homem e da mulher na atenção primária, por meio da formação de multiplicadores que poderão partilhar os temas relevantes em relação ao cuidado com a saúde, para que estes divulguem na comunidade, favorecendo uma aproximação entre os usuários e usuárias e a atenção básica de saúde, possibilitando aos usuários a práticas de hábitos saudáveis na comunidade, oferecendo-lhes atendimentos especializados, procedimentos de rotina e exames complementares, cursos, oficinas e orientações que possibilite a melhoria da qualidade de vida.

Nos serviços de atenção básica da saúde, existem ações efetivas voltadas para o cuidado da saúde da mulher, nos quais são desenvolvidas diversas atividades. Em relação aos homens, não existia programas específicos, dificultando a aproximação dos homens com os serviços de atenção à saúde.

O trabalho realizado estimula o desenvolvimento da educação em saúde, a consciência crítica acerca das questões sociais de saúde, bem como, a construção de valores políticos, éticos e humanísticos das profissões envolvidas, como norteadores das ações de assistência à saúde do indivíduo, da família e da comunidade com a responsabilidade social. Realizar serviços de caráter educativo, informativo e preventivo a homens e mulheres do Município.

Principal

Lúcia Helena Barbalho Mendes

lucyhelen18@bol.com.br

A prática foi aplicada em

Porto do Mangue

Rio Grande do Norte

Nordeste

Esta prática está vinculada a

R. Joaquim Serafim de Souza, 115

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Lúcia Helena Barbalho Mendes

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

05 fev 2018

e atualizada em

18 mar 2024

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Ações intersetoriais: integrando estratégias no combate às arboviroses na cidade de Belém do Brejo da Cruz (PB)
Paraíba
Práticas
Re(h)abilitando a interdisciplinaridade e o cuidado na atenção primária à saúde
Paraíba
Práticas
A (in) visibilidade de quem está em situação de rua: caminhos possíveis para cuidado em saúde
Paraíba
Práticas
Do ambulatório LGBTQIAPNB+ ao Café com Diversidade: garantindo acesso e fortalecimento de vínculos
Paraíba
Práticas
Fato ou fake: utilizando a força da internet no combate a fake news sobre vacinação em Esperança – PB.
Paraíba
Práticas
Projeto saúde na feira: ampliando o acesso de serviços de saúde no município de Ingá.
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Promoção da saúde mental dos trabalhadores da estratégia de saúde da família: cuidando do cuidador.
Paraíba