IdeiaSUS Fiocruz e Canal Saúde lançam cinco inspiradores documentários sobre o SUS

Suicídio, saúde mental da população indígena, hanseníase, mulheres gestantes em situação de rua e conferências locais de saúde são os temas dos novos filmes

Cinco emocionantes documentários sobre a saúde pública do Brasil foram lançados, no dia 10 de outubro, pela Plataforma IdeiaSUS Fiocruz e o Canal Saúde, produtor das obras, em evento virtual transmitido pelo Youtube.  Os novos curtas-documentais narram histórias inspiradoras de trabalhadores e gestores envolvidos com o fortalecimento de nosso Sistema Único de Saúde (SUS), trazendo momentos de aprendizado e reflexões sobre a importância de se garantir saúde pública de qualidade para todos.

Os filmes, disponíveis na página do Canal Saúde, são frutos do Prêmio IdeiaSUS: Fiocruz é SUS, que foi entregue às cinco melhores experiências da edição de 2022 da Mostra Brasil, aqui tem SUS, como parte da parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Representando cada uma das cinco regiões do país, as práticas revelam atuações compromissadas com a atenção e a prevenção ao suicídio, a saúde mental da população indígena, as pessoas com hanseníase, as gestantes em situação de rua e as conferências locais de saúde como estratégias de educação permanente em saúde.

De Norte a Sul

No filme Implantação de rede de atenção e prevenção ao suicídio de Anastácio (MS): uma realidade possível, o telespectador se depara com serviços de saúde mental pautados na prevenção, na atenção e na posvenção ao suicídio. É um filme que emociona ao falar sobre o suicídio, problema de saúde pública que afeta a cidade e o país todo. Os personagens falam sobre a importância da prevenção, por meio de capacitações, encontros, palestras e atividades educativas. Revelam o cotidiano do atendimento, que se dá tanto na modalidade domiciliar quanto individual e em grupo, do qual fazem parte profissionais de psicologia, serviço social e psiquiatria. Falam, ainda, sobre o emocionante trabalho de posvenção, destinado a promover ações que se ocupam dos enlutados após o suicídio de uma pessoa querida.

Projeto desenvolvido em Balneário do Sul (SC) Quem assiste ao filme Equidade no SUS por meio da articulação regional: saúde mental indígena, experiência que se passa em Balneário Barra do Sul (SC), por sua vez, sente-se envolvido com a força dos saberes dos povos indígenas. O documentário revela um trabalho de integração entre técnicos de saúde, mulheres, homens e crianças de 11 famílias indígenas, para tratar de questões que envolvem a saúde mental da comunidade. Eles conversam, ampliam suas visões quanto às demandas e ao significado de saúde mental para esta população, falam sobre território, espiritualidade e alimentação indígena.

Projeto desenvolvido em Pilar (AL) No filme Identificação de clusters e treinamento em serviço: estratégias para abordagem da hanseníase, em Pilar (AL), o foco é a articulação entre a Vigilância em Saúde e a Atenção Primária à Saúde como questão fundamental no enfrentamento da hanseníase, doença da qual o Brasil ocupa o primeiro lugar do ranking de incidência e o segundo em números absolutos, atrás apenas da Índia. O curta-documental retrata o trabalho conduzido pelos profissionais de saúde e as estratégias de diagnóstico da hanseníase no município de Pilar que foram usadas de forma inovadora entre os anos de 2020 e 2021, quando foi confirmado um alto coeficiente de detecção da doença.

A seu turno, o documentário Reduzindo danos e protegendo vidas: cuidado às gestantes em situação de rua usuárias de SPA, que se passa em Santo André (SP) , é um retrato emocionante do cuidado dedicado pelos profissionais da saúde do município a um grupo populacional invisibilizado pela sociedade. Eles agem para garantir o direito à maternidade a mulheres em situação de rua, promovem a saúde da mãe e do feto, respeitam o desejo delas de permanecerem em situação de rua e estabelecem uma linha de cuidado a essas gestantes, muitas delas, usuárias de substâncias psicoativas.

Projeto desenvolvido em Presidente Figueiredo (AM) Já o filme Conferências Locais de Saúde: estratégias de educação permanente para o Plano Municipal de Saúde, passado em Presidente Figueiredo (AM), mostra o trabalho de uma comissão de trabalhadores da saúde, formados no contexto do projeto de implantação da Política de Educação Permanente na Amazônia, realizado pela unidade da Fiocruz Amazônia. O documentário é um recorte da promoção de conferências locais de saúde, por meio das quais profissionais e usuários dos serviços de saúde expressam suas percepções, anseios e visões sobre a rede de atenção à saúde do município, retratando a força e a relevância da participação e do controle social do SUS através das instâncias locais.

As cinco experiências inspiram, ainda, cinco dos 103 episódios da série Vozes da Saúde, as experiências da IdeiaSUS, uma produção conjunta com a VídeoSaúde Fiocruz, que está disponível no canal da IdeiaSUS no Youtube. Estão também registradas no banco de práticas da Plataforma IdeiaSUS Fiocruz e no livro Fiocruz é SUS: rodas de saberes, práticas compartilhadas, disponível para download gratuito no site da IdeiaSUS.

Foto principal: Atenção às mulheres gestantes em situação de rua em Santo Andre (SP) / Acervo: Canal Saúde

Por Katia Machado (IdeiaSUS Fiocruz)

Conteúdo Relacionado

Gostou? Compartilhe clicando abaixo

Tags

Você pode se interessar também

Play now without restrictions Jump into the fun instantly Unlock endless game time Start gaming at school today Launch your game break now Enjoy premium playtime access Dive into crazy game worlds Begin your gaming escape Click here, play anywhere Start your school-safe gaming session unblocked games 76 yohoho Best School-Friendly Unblocked Games Endless Run Awaits: Dive into Run 3 Your New Virtual Life: BitLife Awaits! Can You Handle the Slope Speed? Click Frenzy: Join Cookie Clicker Fun! Game Boredom Killer: Unblocked Games Hub Ready for Some Retro Bowl Action? Arrr! Yohoho.io Awaits You, Captain! Drift to Glory: Play Drift Boss Now!