Tablet na atenção primária: uma conquista dos agentes comunitários em saúde de Catas Altas

O município de Catas Altas através de uma parceria com a inciativa privada realizou um projeto na atenção primária, foram realizadas capacitações para os profissionais e aquisição de equipamentos para melhoria do atendimento na Estratégia de Saúde da Família, dentre os equipamentos adquiridos estão 11 tablets para uso exclusivo dos ACS. O primeiro passo foi instalar o aplicativo e-SUS AB Território no dispositivo móvel (tablet), em seguida os ACS foram capacitados e treinados para utilização correta do sistema e sua integração com o prontuário eletrônico. Foram orientados ainda a utilizar o dispositivo como ferramenta de disseminação de informações em saúde, dentro do tablete diversas informações são arquivadas (portarias, manuais, planilhas) dados importantes para sanar dúvidas e orientar o cidadão. Nas primeiras semanas ocorreu um aumento na demanda de trabalho, redução no número de visitas (devido ao tempo dispensado a cadastro) e duvidas por parte dos profissionais, mas após a conclusão do cadastro das famílias a consulta de dados, oferta de informações e acompanhamento das famílias foram realizadas com maior agilidade, confiabilidade e segurança.

A aquisição do tablete veio de encontro as necessidades dos agentes comunitário de saúde, pois após o registro dos atendimentos na residência dos usuários era necessário repassar os dados para o sistemas de informações, permanecendo um grande tempo dentro da UBS. Outra finalidade é a agilidade na coleta de dados, acompanhamento dos usuários e oferta de informações para os demais membros da equipe, pois os dados estão consolidados e disponibilizados diariamente. Importante instrumento de disseminação de informações em saúde (postarias, manuais, planilhas) dados importantes para sanar dúvidas e orientar o cidadão. Cada ACS possui o seu tablete, durante as visitas domiciliares pode realizar o acompanhamento da família, verificar atualizações no cadastro do domicilio, da família, do cidadão, das visitas realizadas, mudanças, óbitos, motivo da visita e repassar informações conforme normativas do SUS, manuais e protocolos. Poderá fotografar alguma situação que requer um monitoramento melhor e repasse de informações a outros profissionais da Atenção Primária.

A utilização do tablet e do e-SUS AB Território possibilitou aos ACSs maior agilidade e segurança na coleta e transferência dos dados registrados durante as visitas domiciliares, consequentemente registramos uma maior satisfação do profissional, retorno tempestivo as demandas de dados e informações dos cidadãos e um melhor aproveitamento do tempo para ações de promoção e prevenção à saúde por parte dos ACSs.

Principal

Maria Tereza Pereira Hosken

saude@catasaltas.mg.gov.br

Coautores

Maria Tereza Pereira Hosken

A prática foi aplicada em

Catas Altas

Minas Gerais

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Praça Monsenhor Mendes, 362 - Catas Altas, MG, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Maria Tereza Pereira Hosken

Conta vinculada

02 jun 2023

CADASTRO

24 ago 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas