FINALIDADE DA EXPERIÊNCIA: Necessidade de construir um plano de ação para organização da assistência aos pacientes com Insuficiência Respiratória/ Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono, a partir do aumento excessivo de indicações para o uso do aparelho CPAP.DINÂMICA E ESTRATÉGIAS DOS PROCEDIMENTOS USADOS: Construção e aprovação do Fluxograma da rede de cuidados à Pessoa com IR/SAOS. Discussão de casos clínicos com Atenção Primária e Secundária, definição dos papéis e construção do Projeto Terapêutico para esse público. Definição de critérios junto ao médico Pneumologista para indicação e fornecimento de CPAP. Apresentação dos profissionais que compõem o NASF para organização da assistência e direcionamento para atendimento e orientação ao público. INDICADORES/VARIÁVEIS/COLETA DE DADOS: Do total de 32 pacientes avaliados,identificou-se após realização dos exames do protocolo da SAOS (história clínica, exame físico, polissonografia noturna e indice de apnéia-hipopnéia), classifica-se os pacientes em graves, medios e leves. Levou-se em consideração o grande aumento da procura pelo aparelho o que despertou na equipe uma necessidade de rever os critérios de indicação do mesmo, levando a busca de novas alternativas que impactassem na melhoria da qualidade de vida do paciente, diminuindo os custos investidos no custeio desses equipamentos.OBSERVAÇÕES/AVALIAÇÃO/MONITORAMENTO: Foram 32 pacientes avaliados pelo Médico Pneumologista, pelo Nutricionista (NASF) e pelo Fisioterapeuta (NASF). Os identificados como médio e leve, foram encaminhados para o grupo operativo no Centro Municipal de Reabilitação e Fisioterapia. O grupo Reabilitação Pulmonar é monitorado por 1 fisioterapeuta e 1 fonoaudióloga. São realizados exercícios respiratórios, exercícios para força e mobilidade dos orgãos fono-articulatórios e monitoramento da saturação com oxímetro de dedo.
A Rede SUS Itabirito compreende 5 UBS, uma equipe de NASF, UPA, Centro de Especialidades Médicas, Centro de Reabilitação, CER II, CEO, CEAE, CAPS I e CAPSi e Vigilância e Saúde. O aumento da expectativa de vida da população é acompanhada por doenças crônicas, entre ela a Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono – SAOS. Diante do alto número de encaminhamentos para atendimento domiciliar e grande incidência de solicitações à Secretaria Municipal de Saúde para fornecimento de CPAP para Pessoas com Insuficiência Respiratória / SAOS surgiu a necessidade de organização da assistência.
O tratamento para o paciente com Insuficiência Respiratória/ Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono visa proporcionar maior qualidade de vida e sobrevida aos pacientes de Itabirito (MG). É muito importante normatizar a indicação, liberação de aparelhos CPAP para uso domiciliar no âmbito do SUS, realizar o acompanhamento regular desses pacientes tanto nas UBS quanto na especialidade, e assim garantir a integralidade da atenção. A reavaliação das indicações, o monitoramento e estudo de casos são necessários na prática da assistência, incluindo a corresponsabilização do paciente no processo de educação em saúde.
Rua Rua Araújo Lima,78