Monitoramento nutricional através do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional e seus possíveis desdobramentos no município de Quissamã, estado do Rio de Janeiro

Este relato descreve a importância do uso do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan), para a população do município de Quissamã, como ferramenta estratégica para subsidiar ações de prevenção e controle de distúrbios nutricionais e doenças associadas à alimentação. As ações são intermediadas pelas equipes das unidades de saúde da família (USF), apoiadas pela ATAN (Área técnica de Alimentação e Nutrição) através das Nutricionistas atuantes nestas unidades. Nas USF, os dados são coletados na sala de pesagem e notificado na ficha do Sisvan. Mensalmente, estas fichas são encaminhadas junto das fichas de cadastramento para a coordenação dos programas de saúde e o Sivan é alimentado, possibilitando a geração dos relatórios referentes às diferentes faixas etárias e doenças associadas, posteriormente, enviados para as equipes das USF. Atores envolvidos: nutricionistas, agentes comunitários, enfermeiras, médicos, e técnicos das USF e agentes administrativos. Período de realização: A partir de 2008, com a implantação nacional do Sisvan, até 2015, quando o aumento gradual da cobertura apresentou indicadores significativos. O Sisvan contém importantes ferramentas que, se utilizadas corretamente, geram inúmeras possibilidades de análise, desde o estado nutricional, até o consumo alimentar da população. A informatização dos dados agilizou a consolidação das informações. A inserção constante e sistemática dos dados reflete na qualidade dos relatórios gerados pelo Banco de Dados. As atividades de rotina e as informações complementares de cada profissional, a coleta, o processamento, o cruzamento e a análise dos dados e a retroalimentação dos Sistemas de Informação Sivan e Victor (municipal) são etapas fundamentais para a efetivação da Vigilância Nutricional.

Uso do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN), como ferramenta estratégica para subsidiar ações de prevenção e controle de distúrbios nutricionais e doenças associadas à alimentação.

O grande desafio é a consolidação e o uso das informações geradas pelo Sisvan serem direcionadas para a promoção de práticas alimentares e estilos de vida saudáveis. Além das atividades descritas nesse relato.

Principal

Alba Valéria Abreu

avda040263@gmail.com

Coautores

Alba Valéria Abreu

A prática foi aplicada em

Quissamã

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Sisvan

Rua Conde de Araruama - Centro, Quissamã - RJ, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Alba Valéria Abreu

Conta vinculada

02 jun 2023

CADASTRO

24 ago 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas