Olá,

Visitante

Descentralização do cuidado: levando as práticas de atividade física a população da zona rural

Introdução
A prática de atividade física previne doenças, promove saúde e melhora a qualidade de vida. Em 2008, os educadores físicos foram incorporados na atenção básica (AB). Umbuzeiro possui uma população de 9.124 habitantes (IBGE 2022), sendo que 57,14% desta está concentrada na zona rural, que ocupa sua maior extensão territorial. O município possui cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS), das quais três são rurais. Portanto, pensando no bem estar de todos os Umbuzeirenses e observando a falta de acesso a realização das atividades físicas foram criados grupos de exercícios físicos nas três UBS rurais e em quatro âncoras rurais, as de maior distância das UBS. A realização dos grupos ocorrem até os dias atuais.
Objetivo:
Relatar a implantação dos grupos de práticas corporais na zona rural de Umbuzeiro e seus benefícios.

Metodologia
Trata-se de um relato de experiência desenvolvido com a população rural Umbuzeirense. Os dados analisados são do período de janeiro de 2023 a abril de 2024, através dos relatos dos participantes e pelos profissionais educadores físicos dos grupos de atividades físicas e por observação das produções. Os grupos têm por objetivo diminuir o sedentarismo, promover saúde e prevenir os agravos principalmente dos acometidos por doenças crônicas. Não possui restrição de acesso, os usuários podem ser encaminhados pelos profissionais da Atenção Básica ou buscarem espontaneamente. Foram implantados 7 grupos na localidades rurais, que são realizados 2 ou 3 vezes semanais, com duração média de 1 hora, na maioria trabalhado os exercícios funcionais. Os horários das atividades são divulgados nas redes sociais e por cronogramas expostos nas UBS. Os usuários inicialmente passam por uma avaliação antropométrica e respondem um questionário da história atual de sua saúde. Quando necessário são encaminhados para atendimento médico e/ou do nutricionista da UBS cadastrado.

Resultados
Foram implantados 7 grupos de práticas corporais nas zonas ruais, onde pode-se observar uma boa adesão. Nos grupos de menor extensibilidade territorial e maior acessibilidade como da UBS Matinadas há 30 e Mata virgem 20 participantes, já nos de maior extensibilidade territorial e de maior dificuldade de acessibilidade há a presença de Picadas 5, Jucá 10, Agudo 15, Boa vista 10 e Alecrim 20 participantes. Os grupos são compostos por 95% de usuários do sexo feminino, a faixa etária varia de 15 até 65 anos. Os menores públicos são os das zonas rurais de maior extensão territorial devido à dificuldade de transporte e de acesso. Os benefícios relatados são: melhora do sono, redução da ansiedade, do peso corporal, das dores crônicas, maior disposição para realizar suas atividades diárias, controle da pressão arterial e diabetes.

Conclusão
Concluímos que a descentralização das práticas de atividades físicas para as áreas rurais trás benefícios que impactam diretamente na melhora da qualidade de vida populacional e contribui para o fortalecimento do trabalho preconizado pela Atenção Básica como a prevenção e promoção da saúde, descentralização, integralidade e continuidade do cuidado .

Principal

DANIELLE MARGARIDA RAMOS DE OLIVEIRA

daniellemargarida49@gmail.com

Coordenadora da E-Multi

Coautores

Danielle Margarida Ramos de Oliveira; Millena Carla da Silva Mesquita; Fernanda Isabel Leal de Moares.

A prática foi aplicada em

Umbuzeiro

Paraíba

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Secretaria Municipal de Saúde, Avenida Carlos Pessoa, s/n, centro, Umbuzeiro-PB

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Danielle Margarida Ramos de Oliveira

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

15 abr 2024

e atualizada em

15 abr 2024

Início da Execução

02/01/2023

Condição da prática

Andamento

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Experiência do Preventivo Humanizado no SUS
Maranhão
Práticas
Implantação do serviço de curativos na atenção básica do município de Arara: experiência exitosa
Paraíba
Práticas
Assistência odontológica aos trabalhadores da saúde municipal de Esperança: relato de experiência
Paraíba
Práticas
Caminhos do Cuidado, levando serviços de saúde para as comunidades rurais no município de Condado (PB)
Paraíba
Práticas
Gestar saudável – de 0 a 1000 dias
Paraíba
Práticas
Mapa territorial em saúde mental: instrumento exitoso do cuidado na atenção primária à saúde
Paraíba
Práticas
Implementação da estratégia Tenda da Imunização para aumento de coberturas vacinais
Todos os Estados (Nordeste), Paraíba