O programa segue orientações do protocolo do programa deixando de fumar sem mistérios do Ministério da Saúde em parceria com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), inicialmente foram feitas reuniões com as Estratégias Saúde da Família (ESFs) para a captação dos fumantes nas comunidades, feito isso, realizou-se o primeiro encontro com o grupo para apresentação do programa e incentivá-los a deixar de fumar. Na apresentação do programa aos participantes, foi realizada, ainda, uma anamnese clínica com o usuário, onde foram colhidos dados relacionados à saúde. Em seguida, foi aplicado o teste de Fargerstrom, com o objetivo de medir o grau de dependência à nicotina.
O programa de controle do tabagismo no município de Tibau do Sul (RN) surgiu a partir da necessidade de reduzir a prevalência de fumantes no município e, consequentemente, os riscos à saúde que essa dependência causa à população.
Aprendizados e dificuldades: como apoiadores nesse processo de cessação do uso do cigarro, observamos o quanto somos responsáveis pelo cuidado dessa população que deposita na equipe confiança, expectativas na melhoria da saúde e qualidade de vida e convívio social. Em relação às dificuldades, podemos destacar o fato do cigarro ser uma droga que causa dependência, e que fatores como pressão social, estilo de vida, situações de estresse, entre outros, dificultam a continuidade do tratamento. Perspectivas futuras ou desdobramentos do trabalho: espera-se que, com a formação e divulgação desses grupos, novos usuários que sejam dependentes do cigarro possam aderir ao programa e eliminar esse vício, como os participantes que estão em tratamento.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO