Olá,

Visitante

Implantação de Farmácias Vivas nas Unidades de Saúde do Município de Campinas-Sp

A prática à base de plantas medicinais como terapêutica é uma realidade adotada na Rede Municipal de Saúde do Município de Campinas desde 1990 com vários projetos: hortos, fornecimento das plantas, viveiro de mudas e plantio, ciranda das ervas, distribuição de medicamentos fitoterápicos até a implantação da uma farmácia de manipulação municipal de fitoterápicos denominada Botica da Família. Baseado no modelo de Farmácia Viva I (instalação de hortas de plantas medicinais em unidades do SUS, com a finalidade de realizar o cultivo e garantir à comunidade assistida o acesso às plantas medicinais e a orientação por profissionais capacitados sobre o seu uso correto), iniciou-se o projeto de implantação de Farmácia Viva no SUS Campinas, através do Grupo de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (GPMF) do Laboratório de Práticas Alternativas Complementares e Integrativas em Saúde (LAPACIS) da UNICAMP em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura Municipal de Campinas (SMS – PMC).

Implantação de Farmácias Vivas Modelo I nas Unidades de Saúde do Município de Campinas-SP, com a capacitação de profissionais facilitadores das farmácias vivas, assessoria e fornecimento de instrumentos e insumos necessários. em 10/2017, o GPMF foi contemplado em um Projeto de Extensão da UNICAMP. em 12/2017 iniciaram as visitas técnicas nas Unidades de Saúde. em 03/2018 iniciaram as análises de solo para aquisição de insumos para a correção do solo. Foram realizadas 4 capacitações: compostagem (29/05/2018), identificação e propagação de plantas medicinais (12/06/2018), construindo a Farmácia Viva (20/08/2018) e uso seguro de plantas medicinais (26/11/2018). Foi confeccionado pela Botica da Família-SMS-PMC em parceria com o GPMF uma Cartilha de Plantas Medicinais, com as orientações de uso de 20 espécies, facilmente cultivadas na região e comprovadas cientificamente. Foram adquiridos instrumentos de jardinagem e insumos, além da realização de assessoria.

Participaram do Projeto 18 US: CS Campos Elíseos, CS DIC I, CS DIC III, CS Vila União, CS Santo Antônio CS Vista Alegre, CS Ipaussurama, CS Campo Belo, CS Santa Odila, CS Carvalho de Moura, CS Jd. Fernanda, CS Joaquim Egídio, CS São Quirino, CS Boa Esperança, CS 31 de Março, CS Jd. Aurélia, CS Rosália, CS San Martin. Capacitações: 43 pessoas em compostagem, 37 pessoas na identificação e propagação de plantas medicinais, 47 pessoas na construção da Farmácia Viva, 40 pessoas no uso seguro de plantas medicinais, com a entrega da Cartilha de Plantas Medicinais. Através das capacitações, assessorias com as plantas medicinais e na confecção do Projeto Farmácia Viva de cada US, entrega de instrumentos de jardinagem, de insumos e da cartilha.o incentivo na construção das Farmácias Vivas Modelo I nas Unidades de Saúde do Município de Campinas-SP trouxe motivação e fortalecimento para os facilitadores, além da oferta de uma nova estratégia de cuidado na Atenção Primária em Saúde, possibilitando aos usuários o acesso a outras práticas terapêuticas, valorizadas pelo Ministério da Saúde.

Principal

Érica Mayumi Tanaka

ericamtanaka@gmail.com

Coautores

Eloísa Cavassani Pimentel De Magalhães

A prática foi aplicada em

Campinas

São Paulo

Sudeste

Instituição

Av. Imperatriz Leopoldina, 550, Bl. 6, Apto 55.

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Carmino Antonio De Souza

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Título: Autismo – uma causa municipal.
Paraíba
Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Visita de luto – uma atitude humanizada
Rio de Janeiro
Práticas
Vacinação Sem Barreiras: um Grande Desafio
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Vacinação: Estratégias para o Aumento da Cobertura Vacinal no Município de Barrolândia – TO
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal