Olá,

Visitante

Academia da Saúde – implantação na qualidade de vida da população e estimulando a prática de atividades físicas

Com o intuito de beneficiar ainda mais o município, em 2015 foi inaugurado o primeiro Pólo da Academia da Saúde, sendo o primeiro do estado do Amazonas. Com apenas um ano de funcionamento é notório o aumento da clientela.Para a organização e planejamento de seu funcionamento fica disponível uma agenda contendo os tipos de atividades e horários deixando nossa população informada. Para as atividades físicas primeiro é realizado o cadastro do cliente, que é feito mediante a apresentação dos documentos pessoais. Em seguida é avaliado pela educadora física (avaliação antropométrica) e nutricionista, e em alguns casos o cliente é encaminhado para uma Unidade Básica de Saúde para avaliação clínica, retornando após liberação para prática de atividades. As avaliações dos clientes são realizadas mensalmente pela educadora física e nutricionista, em seguida os dados são consolidados no caderno de monitoramento. No mesmo podemos acompanhar e avaliar: pressão arterial, peso, circunferência abdominal, IMC, exames complementares realizados, datas de consultas com: médico, enfermeira, nutricionista e psicóloga e o agendamento de retornos. A cada trimestre é entregue o parâmetro de saúde a cada aluno. Dispomos de atividades como basquetebol, voleibol, funcional, zumba, jogos de mesa, educação em saúde, etc…

O município de Borba está localizado no Estado do Amazonas, possui atualmente uma população de 39.292 hab. (IBGE 2015), com uma cobertura na assistência em saúde de 66,82% com as equipes da Estratégia Saúde da Família – ESF. O município já vinha desenvolvendo atividades desde 2008 com o Projeto viver bem é viver em Borba, cujo objetivo é promover práticas corporais e atividades físicas, além de contribuir para produção do cuidado e de modos de vida saudáveis e sustentáveis.

A academia da saúde nos trás grandes experiências como compreender o usuário e suas limitações físicas, entendendo que há barreiras para serem superadas diante do compromisso com a qualidade de vida da população.Esperamos com o pólo da academia da saúde, sendo um espaço diferenciado, que propicie além da prática da atividade física, que seja um espaço de interação social e, acreditamos que a promoção e a prevenção da saúde sejam pilares para a qualidade de vida da população.

Principal

Tátia Lamara Magno Morais

tatialamara@hotmail.com

A prática foi aplicada em

Borba

Amazonas

Norte

Esta prática está vinculada a

Av. Cônego Bento, s/n – Centro

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Tátia Lamara Magno Morais

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

03 jun 2024

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Ações intersetoriais: integrando estratégias no combate às arboviroses na cidade de Belém do Brejo da Cruz (PB)
Paraíba
Práticas
Re(h)abilitando a interdisciplinaridade e o cuidado na atenção primária à saúde
Paraíba
Práticas
A (in) visibilidade de quem está em situação de rua: caminhos possíveis para cuidado em saúde
Paraíba
Práticas
Do ambulatório LGBTQIAPNB+ ao Café com Diversidade: garantindo acesso e fortalecimento de vínculos
Paraíba
Práticas
Fato ou fake: utilizando a força da internet no combate a fake news sobre vacinação em Esperança – PB.
Paraíba
Práticas
Projeto saúde na feira: ampliando o acesso de serviços de saúde no município de Ingá.
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Promoção da saúde mental dos trabalhadores da estratégia de saúde da família: cuidando do cuidador.
Paraíba