Olá,

Visitante

Acolhimento como Ferramenta de Apoio às Tensões Emocionais do Trabalhador da Saúde

No campo da saúde, a saúde do trabalhador constitui uma área da saúde pública ainda a ser explorada para desencadear ações voltadas aos trabalhadores, melhorando as condições de trabalho, diminuindo stress e prevenindo o adoecimento psíquico. em 2014 foi implantado o Núcleo de Saúde do Trabalhador da Secretaria da Saúde dando voz e visibilidade às situações de adoecimento físico e psíquico dos trabalhadores em 2015, foram realizadas oficinas de construção participativa resultando na instituição da política municipal da saúde do trabalhador e da trabalhadora da secretaria da saúde de guarulhos. Em, 2018 é oficializada a seção técnica de acolhimento de saúde do trabalhador da saúde como área responsável pelo acolhimento dos trabalhadores com necessidades específicas relacionadas à sua saúde e pela articulação com as diversas áreas da secretaria nas questões de saúde do trabalhador.

Demonstrar o acolhimento e o apoio realizado aos trabalhadores nas situações de adoecimento físico e desgaste mental, assim como nos conflitos profissionais e pessoais. Os trabalhadores comparecem de forma espontânea ou agendada encaminhados pelo SESMT, Serviço Social da Secretaria da Gestão e pelos serviços da Secretaria da Saúde. São acolhidos pelas enfermeiras que realizam a escuta qualificada, orientam e pactuam os encaminhamentos pertinentes, em conjunto com o trabalhador. após avaliação individual são encaminhados para consulta de psicologia, psiquiatria, CEREST e ou CEMPICS. destaca-se a escuta qualificada como tratamento efetivo, proporcionando a melhora do estado de saúde do trabalhador, que retoma as atividades profissionais de forma satisfatória.

Encaminhamentos que contribuíram para a melhoria do estado emocional e físico do trabalhador Ampliação da parceria com o CEMPICS oferecendo tratamento integrativo e complementar aos trabalhadores resistentes ao convencional e alopático, garantido pela homeopatia e outras práticas terapêuticas Formação das gerências e supervisores apresentando o serviço e orientação sobre a importância de observar os desgastes emocionais apresentados pelos trabalhadores A crescente procura dos trabalhadores pelo serviço demonstra a receptividade quanto à forma de acolhimento ofertada pela área.A seção técnica de acolhimento de saúde do trabalhador da saúde é caracterizada como uma ação inovadora da secretaria da saúde e configura como um grande desafio na gestão, na busca de estratégias permanentes e contínuas de enfrentamento dos elevados níveis de adoecimento dos profissionais, devido a característica dos serviços prestados, bem como das condições de trabalho norteando assim os referenciais para acolher os profissionais, sempre na busca de ampliar o olhar de “cuidar de quem cuida”.

Principal

Sueli De Moraes Silva

sueliatencaobasica@gmail.com

Coautores

Antonia Maria Peres, Silvia Leticia Vieira De Souza,

A prática foi aplicada em

Guarulhos

São Paulo

Sudeste

Rua Diogo Botelho, 75 Jardim Vila Galvão

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Ana Cristina Kantzos Da Silva

sueliatencaobasica@gmail.com

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal
Práticas
Atenção Odontológica na Primeira Infância: Meu Primeiro Dentista
Tocantins
Práticas
Informação em Saúde Preventiva nos Meios de Comunicação
Tocantins
Práticas
Projeto Vida: Humanizar É Preciso
Tocantins
Práticas
Qual Significado de Morar em um Srt e A Importância da Inclusão des tes Moradores com Transtornos Mentais no Mercado de Trabalho: Relato da Experiência Vivenciada em Orindiúva
São Paulo