- Atenção Primária à Saúde
Mateus Emanuel da Silva Santos
- 22 maio 2024
O processo de elaboração do sistema de monitoramento da dengue se deu em 3 fases. Fase 1 – Captação de dados: considerando a necessidade do envio de dados do agravo dengue para o Ministério da Saúde e buscando alternativa para não redundar o trabalho de digitação das notificações a opção foi descentralizar a digitação da notificação para as unidades notificadoras no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde. Realizamos uma oficina na qual foi avaliado os prós e contras de descentralizar o sistema Sinan. Concluímos que a descentralização da digitação das fichas para as unidades notificadoras seria fundamental para a captação do dado e divulgação da informação em tempo real. Foi realizado treinamento a todas as unidades de saúde notificadoras e profissionais de saúde envolvidos. Fase 2 – Análise e Desenvolvimento: a Informática da saúde passou a fazer parte da sala de situação da dengue que se reúne às quartas-feiras de manhã. Esta participação possibilitou levantar os problemas enfrentados pelos profissionais de saúde por falta de uma ferramenta de gestão e junto com a equipe criar o sistema de monitoramento. O sistema foi escrito utilizando a linguagem C#, seguindo o padrão MVC na tecnologia ASP.NET, com rotinas de importação executadas através do banco Oracle e a captura da latitude e longitude por meio endereço fornecido na ficha de Notificação do Sinan. Fase 3 – Treinamento, implantação e piloto: após o término do desenvolvimento o sistema foi implantado experimentalmente em 2 unidades básicas e uma unidade de pronto atendimento. Após os ajustes do piloto os profissionais da rede foram treinados e o sistema implantado em todas as unidades de saúde públicas do município. Atores envolvidos: gabinete da Secretaria Municipal de Saúde de São José dos Campos, Departamento de Atenção Básica em Saúde, Departamento Hospitalar e Emergências, Vigilância Epidemiológica, Centro de Controle de Zoonozes, Divisão de Tecnologia da Informação. Período da realização: setembro de 2015, descentralização da digitação do Sistema Sinam, janeiro de 2016, piloto do sistema de monitoramento. A participação efetiva da equipe de gestão da secretaria de saúde e dos profissionais de saúde na construção do projeto foi fator definitivo e decisivo para o desenvolvimento do sistema e construção do processo. Porém o fato do sistema Sinan online, não disponibilizar webservice para a troca de informações com sistemas locais, não nos permite automatizar totalmente o processo, outro ponto negativo é a instabilidade desse sistema que por vezes não permite a exportação dos dados para uso nos municípios.
Necessidade de elaboração de um sistema de monitoramento da dengue, no município de São José de Campos utilizando de modo descentralizado o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), com construção e desenvolvimento do processo participativo.
A experiências proporciona a oportunidade de trabalhar outros agravos de notificação compulsória utilizando a mesma metodologia. Será possível monitorar a partir da plataforma não somente os casos de arboviroses, mas também doenças como: sífilis, tuberculose etc. Pode ser aplicado também no monitoramento de causas externas (acidentes, violências). Está em desenvolvimento o módulo linha de cuidado do paciente internado, que visa proporcionar o acompanhamento clínico do paciente a cada visita do médico até a alta do paciente.
Rua Óbidos - Parque Industrial, São José dos Campos - SP, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO