REDE DE ACOMPANHAMENTO PRÉ-NATAL UMA ESTRATÉGIA DE AMPLIAÇÃO DO CUIDADO NO MUNICIPIO DE QUEIMADAS-PB

O município de Queimadas-PB de acordo com o IBGE (2022) tem uma população de aproximadamente 52.200 mil/hab, e cobertura de 100% Estratégia de Saúde da Família, destes atualmente temos 336 usuárias são gestantes cadastradas e acompanhadas regularmente pelas equipes de ESF, destas 44 usuárias apresentam alto risco gestacional.
É importante frisar que a assistência de pré-natal para a gestante acontece desde o planejamento familiar, concepção até o parto e nascimento saudável, sendo um processo de vinculo entre a mulher gestante e os profissionais da eSF de forma humanizada e acolhedora, tornando-se um momento para identificar qualquer complicação que podem surgir durante esse período (Carvalho, et al, 2022).
Nesse sentido, ressaltar-se o monitoramento dos indicadores de pré-natal, das mulheres em situação de risco e apontamos uma fragilidade no pré-natal de alto risco, a dificuldade na referencia de agendamento para acompanhamento via sistema de regulação. Daí município criou uma rede de acompanhamento pré-natal na tentativa de minimizar os riscos, ampliando e qualificando o acesso das mulheres em risco gestacional com profissionais especializados.
Sendo assim, enfatiza-se que a qualidade nas consultas pré-natal é importante na proporção que há o acompanhamento, o monitoramento da gestante em todo o ciclo gravídico-puerperal, associada as consultas pré-natais a mulheres e do parceiro para que a gestação ocorra da melhor forma possível e sem distorcia.
Objetiva-se ampliar a rede de acompanhamento a gestante de alto risco a nível municipal; descrever as estratégias utilizadas para ampliação e qualificação das das consultas de pré-natal de alto risco as mulheres gestantes, e Fortalecer o acesso e o acompanhamento das gestantes de alto risco a especialistas, e exames em tempo hábil.
A metodologia utilizada foi descritiva do tipo relato de experiência da rede de acompanhamento a gestante de risco no município. Teve inicio em 2023 a partir das dificuldades na regulação das mulheres gestantes para a referencia de alto risco devido a redução do numero de vagas mensais.
O projeto foi executado em três fases, a primeira foi realizada reuniões de alinhamento e discussão das potencialidades, fragilidades e necessidades do serviço; a segunda fase foi estruturado um plano de ação e um protocolo com fluxograma de atendimento as gestantes na rede municipal.
A terceira fase, corresponde a execução do plano e avaliação periódica do plano de ação junto com a gestão e os profissionais de saúde, de forma a garantir a efetividade, o acesso das mulheres a rede.
A nível municipal a gestão de saúde pactuou junto com os profissionais a eSF e Emulti atendimento conjunto das mulheres gestantes, ampliação de vagas com especialistas na policlinica municipal, a articulação intersetorial com os serviços da Secretaria de Desenvolvimento Social (CRAS e CREAS), articulando o planejamento de equipe no ciclo gravídico puerperal, as demandas por planejamento familiar, além do apoio as equipe no monitoramento dos indicadores de pré-natal, na garantia de exames em tempo oportuno, na qualificação da visita/ consulta puerperal multiprofissional fortalecendo a gestão, o SUS, ampliando o acesso com estratégias de prevenção e promoção da saúde.

Diante da redução do número de vagas para acompanhamento das gestantes de alto risco no serviços de referencia, e o aumento da fila de espera, bem como o elevado número de mulheres desassistidas. A gestão em articulação com os profissionais de saúde , e especialistas do consorcio municipal organizou uma rede de serviços para o acompanhamento de mulheres gestantes de alto risco.

O fortalecimento da rede municipal através da organização do fluxo de gestantes de alto risco que necessitam de um acompanhamento especializado e continuo foi fundamental para assistir as 44 mulheres gestantes de alto risco.
Foram realizadas capacitações e encontros com os profissionais da rede para construir um fluxograma de atendimento e acompanhamento de modo a realizar matriciamento das necessidades da gestantes de alto risco.
As gestantes são encaminhadas via Sistema de regulação para referencia, contudo a redução drástica do numero de vagas e a dificuldades de acompanhamento fez que o município se adequasse para ofertar consulta com especialistas ginecologistas/obstetras, nutricionistas, psicólogos com apoio da eMulti, endocrinologista, mastologista com acompanhamento de referencia e contrarreferência com atendimentos prioritários na policlínica municipal, ofertando ainda acesso a exames e medicamentos em tempo oportuno.
Após as intervenções e o acompanhamento da rede melhorou a qualidade do pré-natal, conseguimos ampliar o acesso das gestantes a especialistas, a exames como USG morfológica, USG com Doppler, redução da espera de acesso a especialistas e a tratamentos, minimizando e prevenindo possíveis complicações.
Os grupos de gestantes realizados em parcerias com a Secretaria de Desenvolvimento Social possibilitaram o trabalho transdisciplinar e multiprofissional atuando nas condicionalidades que interferem no processo saúde e doença, bem como na qualidade da gestação.

O envolvimento dos profissionais, da gestão foi primordial para o alcance dos objetivos na ampliação do acesso, no acompanhamento e na garantia dos direitos, decisivos para o alcance dos resultados, assim como a participação gestantes nos serviços, o que demonstra o vinculo com a equipe, a efetividade de garantia dos princípios do SUS.
Portanto, torna-se preciso enfatizar a importância do pré-natal de qualidade tanto para as usuárias e sua família como para os indicadores do município, para a qualidade de vida e saúde das usuárias, favorecendo o estabelecimento de políticas publicas e as ações intersetoriais no município.
Enfatiza-se ainda que há fragilidade no tocante ao agendamento via sistema de regulação para referencia de alto risco, contudo conseguimos minimizar os riscos a partir do fortalecimento da rede de acompanhamento pré-natal a partir da ampliação da oferta e reorganização do fluxo e dos serviços.

Principal

CAMILLA SANDRIANNY PEREIRA BARBOSA

camillasandrianny@gmail.com

COORDENADORA EPIDEMIOLOGIA

Coautores

CAMILLA SANDRIANNY PEREIRA BARBOSA, EMANUELY DE FARIAS ALBUQUERQUE, ANDRESSA CAROLINA SOUSA DE ARAÚJO GÓES, FRANCISCA EUGENIA BERNARDINO CASIMIRO DE LIMA, WAGNER MOREIRA DE ALMEIDA, SHEILA APARECIDA LOURENÇO

A prática foi aplicada em

Queimadas

Paraíba

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

CAMILLA SANDRIANNY PEREIRA BARBOSA

Conta vinculada

24 mar 2025

CADASTRO

24 mar 2025

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