O município de Queimadas-PB de acordo com o IBGE (2022) tem uma população de aproximadamente 52.200 mil/hab, e cobertura de 100% Estratégia de Saúde da Família, destes atualmente temos 336 usuárias são gestantes cadastradas e acompanhadas regularmente pelas equipes de ESF, destas 44 usuárias apresentam alto risco gestacional.
É importante frisar que a assistência de pré-natal para a gestante acontece desde o planejamento familiar, concepção até o parto e nascimento saudável, sendo um processo de vinculo entre a mulher gestante e os profissionais da eSF de forma humanizada e acolhedora, tornando-se um momento para identificar qualquer complicação que podem surgir durante esse período (Carvalho, et al, 2022).
Nesse sentido, ressaltar-se o monitoramento dos indicadores de pré-natal, das mulheres em situação de risco e apontamos uma fragilidade no pré-natal de alto risco, a dificuldade na referencia de agendamento para acompanhamento via sistema de regulação. Daí município criou uma rede de acompanhamento pré-natal na tentativa de minimizar os riscos, ampliando e qualificando o acesso das mulheres em risco gestacional com profissionais especializados.
Sendo assim, enfatiza-se que a qualidade nas consultas pré-natal é importante na proporção que há o acompanhamento, o monitoramento da gestante em todo o ciclo gravídico-puerperal, associada as consultas pré-natais a mulheres e do parceiro para que a gestação ocorra da melhor forma possível e sem distorcia.
Objetiva-se ampliar a rede de acompanhamento a gestante de alto risco a nível municipal; descrever as estratégias utilizadas para ampliação e qualificação das das consultas de pré-natal de alto risco as mulheres gestantes, e Fortalecer o acesso e o acompanhamento das gestantes de alto risco a especialistas, e exames em tempo hábil.
A metodologia utilizada foi descritiva do tipo relato de experiência da rede de acompanhamento a gestante de risco no município. Teve inicio em 2023 a partir das dificuldades na regulação das mulheres gestantes para a referencia de alto risco devido a redução do numero de vagas mensais.
O projeto foi executado em três fases, a primeira foi realizada reuniões de alinhamento e discussão das potencialidades, fragilidades e necessidades do serviço; a segunda fase foi estruturado um plano de ação e um protocolo com fluxograma de atendimento as gestantes na rede municipal.
A terceira fase, corresponde a execução do plano e avaliação periódica do plano de ação junto com a gestão e os profissionais de saúde, de forma a garantir a efetividade, o acesso das mulheres a rede.
A nível municipal a gestão de saúde pactuou junto com os profissionais a eSF e Emulti atendimento conjunto das mulheres gestantes, ampliação de vagas com especialistas na policlinica municipal, a articulação intersetorial com os serviços da Secretaria de Desenvolvimento Social (CRAS e CREAS), articulando o planejamento de equipe no ciclo gravídico puerperal, as demandas por planejamento familiar, além do apoio as equipe no monitoramento dos indicadores de pré-natal, na garantia de exames em tempo oportuno, na qualificação da visita/ consulta puerperal multiprofissional fortalecendo a gestão, o SUS, ampliando o acesso com estratégias de prevenção e promoção da saúde.
Diante da redução do número de vagas para acompanhamento das gestantes de alto risco no serviços de referencia, e o aumento da fila de espera, bem como o elevado número de mulheres desassistidas. A gestão em articulação com os profissionais de saúde , e especialistas do consorcio municipal organizou uma rede de serviços para o acompanhamento de mulheres gestantes de alto risco.
O fortalecimento da rede municipal através da organização do fluxo de gestantes de alto risco que necessitam de um acompanhamento especializado e continuo foi fundamental para assistir as 44 mulheres gestantes de alto risco.
Foram realizadas capacitações e encontros com os profissionais da rede para construir um fluxograma de atendimento e acompanhamento de modo a realizar matriciamento das necessidades da gestantes de alto risco.
As gestantes são encaminhadas via Sistema de regulação para referencia, contudo a redução drástica do numero de vagas e a dificuldades de acompanhamento fez que o município se adequasse para ofertar consulta com especialistas ginecologistas/obstetras, nutricionistas, psicólogos com apoio da eMulti, endocrinologista, mastologista com acompanhamento de referencia e contrarreferência com atendimentos prioritários na policlínica municipal, ofertando ainda acesso a exames e medicamentos em tempo oportuno.
Após as intervenções e o acompanhamento da rede melhorou a qualidade do pré-natal, conseguimos ampliar o acesso das gestantes a especialistas, a exames como USG morfológica, USG com Doppler, redução da espera de acesso a especialistas e a tratamentos, minimizando e prevenindo possíveis complicações.
Os grupos de gestantes realizados em parcerias com a Secretaria de Desenvolvimento Social possibilitaram o trabalho transdisciplinar e multiprofissional atuando nas condicionalidades que interferem no processo saúde e doença, bem como na qualidade da gestação.
O envolvimento dos profissionais, da gestão foi primordial para o alcance dos objetivos na ampliação do acesso, no acompanhamento e na garantia dos direitos, decisivos para o alcance dos resultados, assim como a participação gestantes nos serviços, o que demonstra o vinculo com a equipe, a efetividade de garantia dos princípios do SUS.
Portanto, torna-se preciso enfatizar a importância do pré-natal de qualidade tanto para as usuárias e sua família como para os indicadores do município, para a qualidade de vida e saúde das usuárias, favorecendo o estabelecimento de políticas publicas e as ações intersetoriais no município.
Enfatiza-se ainda que há fragilidade no tocante ao agendamento via sistema de regulação para referencia de alto risco, contudo conseguimos minimizar os riscos a partir do fortalecimento da rede de acompanhamento pré-natal a partir da ampliação da oferta e reorganização do fluxo e dos serviços.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO