O campo de Vigilância em Saúde do Trabalhador visa compreender as relações entre o trabalho e o processo saúde-doença e a partir deste contexto elaborar estratégias de intervenção que resultem ações necessárias de correções de irregularidades nos ambientes de trabalho. O acidente de trabalho com materiais perfurocortantes é um agravo de notificação compulsória de acordo com a Portaria GM/MS nº 217/2023, devido a exposição dos profissionais a materiais biológicos potencialmente infectantes.
O Relatório Ambulatorial de Acidente de Trabalho (RAAT), são encaminhados dos hospitais públicos e privados ao setor de Vigilância em Saúde do Trabalhador – VISAT, que alimenta o banco de dados dos acidentes de trabalho em geral. Em 2017 e 2018, foi registrado um alto número de acidentes de trabalho com materiais perfurocortantes em dois Hospitais privados do município, com média de 13.6 notificações ao mês, de acordo com a base de dados consultada, o que alertou para uma exposição maior destes agentes causadores. Foram inspecionados nos dois Hospitais privados os materiais utilizados pelos profissionais de saúde nos setores de dispensação e utilização de seringas, agulhas e cateteres intravenoso agulhados e flexíveis. As inspeções foram acompanhadas pelos profissionais responsáveis pelo setores de: CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar); Técnico de Segurança do Trabalho; Enfermeiros dos setores de emergência, alas de internação, Pronto Socorro e Farmácia.
As não conformidades encontradas foram sanadas com a substituição de todos os materiais sem dispositivos de segurança e a capacitação dos profissionais de saúde através da educação continuada foram atendidas pelas duas instituições.
Esta ação resultou para a queda vertiginosa nas notificações dos acidentes com perfurocortantes em 95,38%, com 0,6 notificações de acidentes ao mês.
A Vigilância em Saúde do Trabalhador – VISAT, constitui parte integrante da Vigilância em Saúde e atua em conjunto com as Vigilâncias Epidemiológica e Sanitária em ações que visam promoção da saúde, prevenção da morbimortalidade e redução de riscos e vulnerabilidades na população trabalhadora.
Tendo em vista a expressiva queda nas notificações dos acidentes com perfurocortantes, foi constatada a necessidade de expandir as ações aos demais estabelecimentos de saúde do município para verificar se as exigências de dispositivos de segurança estão sendo cumpridas, de acordo com a legislação em vigor.
Rua Hermes Fontes, 95 - Vila Omar, Americana - SP, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO