Relatório ambulatorial de acidente de trabalho (RAAT)

O campo de Vigilância em Saúde do Trabalhador visa compreender as relações entre o trabalho e o processo saúde-doença e a partir deste contexto elaborar estratégias de intervenção que resultem ações necessárias de correções de irregularidades nos ambientes de trabalho. O acidente de trabalho com materiais perfurocortantes é um agravo de notificação compulsória de acordo com a Portaria GM/MS nº 217/2023, devido a exposição dos profissionais a materiais biológicos potencialmente infectantes.

O Relatório Ambulatorial de Acidente de Trabalho (RAAT), são encaminhados dos hospitais públicos e privados ao setor de Vigilância em Saúde do Trabalhador – VISAT, que alimenta o banco de dados dos acidentes de trabalho em geral. Em 2017 e 2018, foi registrado um alto número de acidentes de trabalho com materiais perfurocortantes em dois Hospitais privados do município, com média de 13.6 notificações ao mês, de acordo com a base de dados consultada, o que alertou para uma exposição maior destes agentes causadores. Foram inspecionados nos dois Hospitais privados os materiais utilizados pelos profissionais de saúde nos setores de dispensação e utilização de seringas, agulhas e cateteres intravenoso agulhados e flexíveis. As inspeções foram acompanhadas pelos profissionais responsáveis pelo setores de: CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar); Técnico de Segurança do Trabalho; Enfermeiros dos setores de emergência, alas de internação, Pronto Socorro e Farmácia.

As não conformidades encontradas foram sanadas com a substituição de todos os materiais sem dispositivos de segurança e a capacitação dos profissionais de saúde através da educação continuada foram atendidas pelas duas instituições.
Esta ação resultou para a queda vertiginosa nas notificações dos acidentes com perfurocortantes em 95,38%, com 0,6 notificações de acidentes ao mês.

A Vigilância em Saúde do Trabalhador – VISAT, constitui parte integrante da Vigilância em Saúde e atua em conjunto com as Vigilâncias Epidemiológica e Sanitária em ações que visam promoção da saúde, prevenção da morbimortalidade e redução de riscos e vulnerabilidades na população trabalhadora.
Tendo em vista a expressiva queda nas notificações dos acidentes com perfurocortantes, foi constatada a necessidade de expandir as ações aos demais estabelecimentos de saúde do município para verificar se as exigências de dispositivos de segurança estão sendo cumpridas, de acordo com a legislação em vigor.

Principal

ELENA DA COSTA CORDEIRO

fisioelena9@gmail.com

Fisioterapeuta

Coautores

Elena da Costa Cordeiro, Milca do Nascimento

A prática foi aplicada em

Americana

São Paulo

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Rua Hermes Fontes, 95 - Vila Omar, Americana - SP, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

ELENA DA COSTA CORDEIRO

Conta vinculada

24 abr 2025

CADASTRO

24 abr 2025

ATUALIZAÇÃO

18 ago 2017

inicio

10 mar 2018

fim

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Práticas Relacionadas

agar.io