De acordo com a Norma Regulamentadora N° 15, a atividade dos coletores de materiais recicláveis é classificada como insalubre em grau máximo, devido ao contato dos trabalhadores com agentes biológicos, presentes nos resíduos sólidos.
Uma das principais características do cooperativismo está na presença de seu protagonista, o usuário-empresário. A sociedade se beneficia deste trabalho quando os materiais recicláveis são encaminhados para centrais de triagem. A Cooperativa de trabalho Cooperlírios iniciou suas atividades em 13/11/2005, contando com 37 cooperados. Recebe em média 20 toneladas de materiais por semana, com produção média de 61 toneladas em 2020.
Foram realizadas 04 inspeções no local, no período entre 08/2020 à 10/2020 , para o levantamento de dados e riscos ocupacionais. Todo o processo de trabalho foi analisado, desde a chegada dos materiais até o acondicionamento dos fardos nos contêineres. Não conformidades encontradas: Armários e móveis danificados; janelas com vidros quebrados desde 2019 por ocasião de um incêndio no local; uso de EPIs inadequados de acordo com a legislação; ausência de rampa de acesso aos contêineres e ausência de extintores. Ações da VISAT: O levantamento dos riscos ocupacionais se baseou na literatura e pelos estudos desenvolvidos em outras cooperativas.
Foi realizada reunião com os cooperados para explanação dos riscos ocupacionais que estavam expostos e a necessidade de adotar medidas corretivas e preventivas que minimizem os diversos riscos de acidentes para estes trabalhadores.
Após um mês da visita técnica todas as solicitações foram atendidas:
– Instalação dos vidros nas janelas;
– Implantação de vídeo monitoramento;
– Instalação de 03 extintores no corredor de acesso;
Armários para guarda de pertences;
Reforma dos vestiários e retirada de materiais inservíveis;
Instalação de tampa nos vasos sanitários e lixeiras com tampa acionada por pedal;
Aquisição de EPIs de acordo com a legislação.
A relação saúde-ambiente-trabalho é o que define a especificidade da atuação da Vigilância em Saúde do Trabalhador – VISAT., com a finalidade de promover a saúde e reduzir a morbimortalidade referidas e relacionadas aos processos produtivos.
As ações propostas pela equipe da VISAT, resultaram em um processo de articulação de controle sanitário que contribuíram com a promoção, proteção e atenção à saúde dos trabalhadores, promovendo melhoria dos processos e ambientes de trabalho, reduzindo assim os riscos de doenças ocupacionais e acidentes do trabalho.
Palavras-chave: Materiais Recicláveis, Riscos Ocupacionais; Resíduos; Saúde do Trabalhador; Vigilância em Saúde do Trabalhador
Rua Hermes Fontes, 95 - Vila Omar, Americana - SP, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO