Recém-nascidos prematuros atendidos nas unidades de neonatologia da Secretaria de Saúde do Distrito Federal

Os pequenos polvos se propõem a oferecer conforto ao recém-nascido (RN) internado em UTI Neonatal. Confeccionados com linhas 100% algodão, observou-se em projetos clínicos experimentais uma melhor estabilidade dos prematuros que se encontravam nas UTI neonatais. Os bonecos são feitos em fios 100% algodão, com oito tentáculos de 22 centímetros de comprimento. São feitos todos pelo trabalho gratuito de voluntárias. A ideia e conectar quem quer doar com quem quer receber os brinquedos. Nenhum polvo é comercializados todos são doados. Temos os voluntários que arrecadam as linhas e enchimentos, as artesãs que confeccionam, equipes responsáveis pela higienização dos polvos e as equipes de distribuição. A ideia é que todo RN atendido pelos hospitais públicos , integrantes do projeto, recebam um polvo a sua admissão e que o levem para casa na ocasião da alta.

O Projeto Polvo de Amor não é um projeto inédito, nasceu na Dinamarca, em 2013, chamado Octo Project. A iniciativa é baseada na utilização de pequenos polvos, feitos de material 100% algodão, em UTIs neonatais para dar conforto e segurança a bebês prematuros. No Brasil, a iniciativa foi importada no fim de 2014 pela ONG Prematuridade e chegou a Brasília, em 2017.

Apesar da evidência cientifica ainda ser pequena fica claro para os envolvidos que a forma de carinho e amor ajuda na recuperação dos pequenos pacientes. Bebês prematuros internados em unidades barulhentas sem receber o colo de suas mães, com necessidade de ventilação mecânica, uso de medicamentos e em estado grave tem a oportunidade de receber um carinho diferente. Isso se reflete também nas mães que sentem o cuidado e o respeito com seu filho.

Principal

Marta David Rocha de Moura

sesdfespecial@gmail.com

Coautores

Marta David Rocha de Moura

A prática foi aplicada em

Brasília

Distrito Federal

Centro-Oeste

Esta prática está vinculada a

Secretaria de Saúde do Distrito Federal

SRTVN Secretaria de Saúde do Distrito Federal - Asa Norte, Brasília - DF, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Conta vinculada

03 nov 2020

CADASTRO

01 set 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas