- Atenção Primária à Saúde
Mateus Emanuel da Silva Santos
- 22 maio 2024
Diante disso, a experiência teve como finalidade promover a adesão dos idosos à vacinação contra gripe, tendo em vista a elevada resistência dos mesmos em anos anteriores para a tomada da mesma, bem como promover um dia de atividades lúdicas, entretenimento e valorização das habilidades da Terceira Idade em nosso município. A festa contou com o acolhimento dos idosos, formação de mesa de honra com as autoridades do município, formação de mesa de jurados composta por idosos que prestaram serviços à comunidade local, desfile da miss 3ª idade e do mister 3ª idade, concurso de forró com premiação, show de repentistas, valsa da 3ª idade tocada por um idoso do município, lanche, forró pé de serra e oferta de postos de vacinação dentro do local do evento com a vacina contra a gripe que contou com uma adesão maciça de idosos que receberam a dose da vacina no local, bem como de barracas com profissionais de saúde desmistificando tabus relacionados aos efeitos adversos da vacina e adequação da abordagem sobre imunização pelos mesmos. Os indicadores de cobertura vacinal mostraram que o evento principalmente foi responsável por atingir um percentual de 92% de idosos que tomaram a vacina, contabilizando um total de 1773 doses aplicadas no ano de 2013. Cobertura essa superior a outros anos em que não havia o evento e toda sua relevância na cultura do município (zonas urbana e rural). As ações implementadas neste evento tiveram um impacto positivo na cobertura vacinal da campanha contra Influenza, bem como tiveram um saldo positivo na autoestima dos idosos do município que compareceram em peso no evento, tendo em vista a ausência de atividades de lazer voltadas para esta faixa etária.
A população idosa tem encontrado algumas dificuldades em manter uma qualidade de vida satisfatória e condizente com suas alterações fisiológicas, visando manter as atividades triviais sem alterações. Ela é mais vulnerável em adquirir alguma doença, com destaque para as doenças respiratórias, que são a causa de muitas hospitalizações, gastos excessivos com os serviços de saúde e até mesmo de muitos óbitos nesta faixa etária. Para melhor prevenção da doença e promoção da saúde dos idosos, o Ministério da Saúde implantou, desde 1999, a Campanha Nacional contra Influenza para todos os idosos, que acontece anualmente no mês de abril, com o intuito de erradicar os seus problemas de saúde que são imunopreveníveis com a vacina.
A realização do evento se aplica baseado nas dificuldades encontradas e enfrentadas pela gestão em saúde municipal no cumprimento das metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde e adesão dos idosos à imunização, estratégia essa discutida por todos os setores da sociedade civil local e implementada pela Secretaria de Saúde a fim de tornar o trabalho resolutivo e eficiente na promoção de saúde do idoso e muito mais que isso, na promoção da qualidade da alma dessa clientela. Em suma, com esse evento espera-se que nos próximos anos as metas de imunização contra Influenza possam se manter no patamar de cumprimento das metas e no futuro próximo superar os percentuais preconizados pelo Ministério da Saúde e a Organização Mundial de Saúde (OMS) a fim de promover melhora na qualidade de vida dos idosos. Toda essa experiência foi documentada e registrada através de relatórios, vídeos e coberturas no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI), para comprovação de êxitos alcançados com esta clientela.
Pio IX - Rua Francisco das Chagas Fortaleza, Pio IX - PI, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO