Promoção de saúde dos caminhoneiros e caminhoneiras no ponto de parada e descanso do município do Rio de Janeiro

Circuito de ações de promoção e oferta de serviços de saúde caminhoneiros(as) no ponto de parada e descanso oficial do estado do Rio de Janeiro localizado na Cobrascam. Foi realizada articulação intersetorial a fim de abarcar as múltiplas especificidades da população-alvo da ação como, o Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT) e Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), além disso tivemos a presença dos apoiadores das linhas de cuidados da Saúde do trabalhador, Saúde do Homem, Doenças Crônicas Transmissíveis do Ministério da Saúde. Apesar de ser uma ação voltada para a saúde do homem, também foram abordadas as mulheres que estavam no momento da ação. Foram ofertados ações de promoção que considerassem as especificidades da população como: alimentação saudável, tabagismo, alcoolismo, saúde sexual (IST), hábitos de sono, hábitos de vida saudável na estrada, hábitos de higiene, neoplasias mais prevalentes (prevenção ao câncer de pênis), violência e prevenção de acidentes, risco de doenças cardiovasculares, saúde mental, saúde bucal e paternidade. Quantos aos serviços disponíveis: oferta de aferição de pressão arterial e glicemia, Avaliação e Atualização de situação vacinal, avaliação antropométrica, Teste rápido de IST, auriculoterapia, grupo de atividade física (alongamento) e teste rápido covid. Pelos profissionais do Sest/Senat foi realizado divulgação dos serviços oferecidos nas áreas de saúde (SEST) e aprendizagem (SENAT), gratuitos para o trabalhador do transporte vinculados (Programa Sest/Senat de Prevenção, com a presença da van de divulgação)

Considerando a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH) cabe a rede de atenção à saúde promover ações de saúde Facilitar e ampliar o acesso com qualidade da população masculina às ações e aos serviços de assistência integral à saúde da Rede de atenção primária à saúde. Jornadas itinerantes de trabalho dificultam o acesso a saúde do (a) caminhoneiro (a), as condições de trabalho dessa população causam impactos consideráveis e específicas, considerando as barreiras de acesso e longitudinalidade na assistência desses indivíduos, uma das formas de reduzir essas questões é por ir até essa população. O cartão de saúde do (a) caminhoneiro (a) surge como instrumento facilitador de acesso aos serviços de saúde e para garantir a integralidade na assistência desses sujeitos.

Ações descentralizadas com apoio da rede intersetorial, como o Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT) e Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), voltadas para Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora nas diversas empresas do território com o aipo das equipes de saúde da família de referência. Promover atividades extra muros conforme possibilidades da unidade em pontos do território de maior concentração desta população. Reservadas de horários alternativos para esses indivíduos nas clinicas da família de referência.

Principal

Renata Geraldo dos Santos

renatageraldosantoos@gmail.com

Coautores

Renata Geraldo dos Santos

A prática foi aplicada em

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT)

Rodovia Presidente Dutra, 555 - Parada de Lucas, Rio de Janeiro - RJ, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Renata Geraldo dos Santos

Conta vinculada

02 jun 2023

CADASTRO

07 ago 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas