Olá,

Visitante

Saúde do homem e o esporte

Exercícios físicos estão cada vez mais associados à melhoria da qualidade de vida. Entretanto, apesar dos benefícios os homens tornam-se sedentários em função de sua vida cotidiana, contribuindo com o surgimento de várias doenças. o município de Sena Madureira, implantou em 11 Unidades Básicas de Saúde o Programa Saúde do Homem, em horários alternativos, o que vem dando certo, pois a fidelização do homem à sua ESF é de grande importância para a prevenção dos agravos. o esporte aliado à saúde do homem surge da ideia de interação do homem com sua comunidade, bem como através do esporte é possível evitar o sedentarismo à população. A estratégia de formar um grupo de homens de várias comunidades, principalmente Rural e Ribeirinha, vem dando certo uma vez que já realizamos 04 campeonatos nas localidades de Joaquim de Matos, Cazumbá, Boca do Caeté e uma grande final no Estádio Marreirão em Sena Madureira, em parceria com a iniciativa privada local que apoiou a realização dos eventos.

• Fortalecer o vínculo do homem, sua família e a APS, com uso da educação em saúde, transformando sua realidade • Criar subsídios para as equipes de saúde ampliarem a linha de cuidado na Atenção Básica • Usar o esporte como meio de redução do sedenta as atividades são desenvolvidas pelas equipes de saúde, disponibilizando atendimentos em horário alternativo a partir das 17h. Destacam-se as atividades educativas, realização dos testes rápidos, atendimento médico e outras ações. Para uma aproximação maior dos homens e aumento da cobertura dos serviços, foi realizada parceria com a Secretaria de Esporte e Cultura que disponibiliza profissionais para organização dos jogos, e é escolhida uma comunidade vinculada a uma Unidade de Saúde, onde através dos ACS e das rádios locais é feito divulgação prévia que a Equipe de Saúde estará oferecendo atendimentos. Durante a realização do evento, para participação nos jogos é condição a realização dos testes rápidos pelos homens e seus familiares.

em relação aos anos anteriores, destaca-se o empenho das equipes em relação à oferta de atendimento em horários alternativos e as ações de saúde realizadas em Comunidades da Zona Urbana e Rural em parceria com o Esporte. Dentre os atendimentos destacam-se em 2018: • Atendimento de enfermagem: 3.992 • Testes rápidos realizados: 5.826 • Atendimento médico: 1.534 • Atendimentos Odontológicos: 257 • Vacinas: 28 • Solicitação de exames: 475 • Participação em atividades educativas: 995 • Distribuição de material educativo: 3.000 Outros: • Fidelização com sua Unidade adscrita • Aumento da realização do pré-natal do parceiro • Envolvimento dos homens nos cuidados relacionado à sua saúdeo uso do esporte está cada vez mais presente em Sena Madureira, voltados para os homens, visando implementar o referido Programa. o campo de Promoção da Saúde voltado para iniciativas comunitárias reconhece que melhorias nas condições de saúde e qualidade de vida do homem, pressupõe uma visão integrada das políticas públicas e sociais, e com isso, uma aproximação deste público, aos serviços de saúde através do esporte e da oferta de atendimentos em horários alternativos.

Principal

Antonio de Abreu Firmino

abreubb5@hotmail.com

Coautores

Maria Luzia Marinho De Figueiredo, Jaksamea Teixeira Celestino, Elane Dos Santos Pessoa

A prática foi aplicada em

Sena Madureira

Acre

Norte

Esta prática está vinculada a

Rua Padre Egídio, 1, Centro, Sena Madureira, Acre

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Daniel Herculano Filho

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

13 mar 2024

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Título: Autismo – uma causa municipal.
Paraíba
Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Visita de luto – uma atitude humanizada
Rio de Janeiro
Práticas
Vacinação Sem Barreiras: um Grande Desafio
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Vacinação: Estratégias para o Aumento da Cobertura Vacinal no Município de Barrolândia – TO
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal