Objetivo: promover a adesão dos pacientes hipertensos e diabéticos aos diversos serviços oferecidos pelo município, realizar atendimento, acompanhamento e orientação de forma coordenada e facilitada aos pacientes. Metodologia: o projeto foi elaborado através da metodologia participativa. Foi realizado acolhimento e orientação pela equipe no grupos de Atividades Físicas na praça, A Enfermeira responsável realizou aferição de pressão arterial e glicemia e registrou os dados para futuras comparações. A médica conversou e orientou sobres os cuidados com a saúde e realizou a renovação de receitas e solicitação de exames. A fisioterapeuta realizou a avaliação antropométrica para acompanhamento da perda de peso e diminuição de fatores de risco. A nutricionista orientou sobre alimentação saudável e ensinou receitas aos participantes. A farmacêutica orientou sobre a disponibilidade de medicamentos e fitas de glicemia. E o educador físico promoveu uma roda de atividades com o grupo.

O projeto Vida Saudável, Vida Feliz foi idealizado pensando em promover uma atenção multiprofissional direcionada ao paciente hipertenso e diabético. Os encontros são realizados em praça pública respeitando a territorialização a cada 15 dias e contam com: atividades físicas orientadas pelo educador físico Núcleo de Atenção à Saúde da Família, orientação e renovação de receitas e solicitação de exames realizado pelo médico da ESF, orientação nutricional, diálogo e ensinamentos sobre receitas saudáveis pela nutricionista Nasf AB, aferição de PA, de glicemia e coleta de sangue para exames pela enfermeira ESF, acompanhamento, orientação e avaliação antropométrica pela fisioterapeuta, dispensação de fitas de glicemia pela farmacêutica da farmácia de todos. A ideia central é que se o paciente não pode ser deslocar para receber o atendimento dos vários serviços, os serviços se deslocam e vão de encontro à sociedade em um ambiente público, promovendo um acesso facilitado, inclusivo, direcionado e completo.

Percebeu-se um maior interesse da população pelo contato com a equipe de saúde. As atividades integradas promoveram uma ambiente descontraído onde se pode realizar atividades e ao mesmo tempo monitorar as condições médicas e controle de sua patologias. Por ser uma ambiente interativo, a equipe pode traçar planos através das dificuldades encontradas e relatadas pelos pacientes. A aparente informalidade gerou uma maior adesão atingindo o objetivo de um atendimento completo e inclusivo.

Principal

Jusleide Aparecida Gonçalves Martins

Coautores

Jusleide Aparecida Gonçalves Martins

A prática foi aplicada em

Iguatama

Minas Gerais

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Secretaria Municipal de Saúde

Iguatama, MG, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Ideiasus/Fiocruz, Conasems

Conta vinculada

02 jun 2023

CADASTRO

08 set 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas