A legislação de trânsito consiste em normas legais que disciplinam e orientam todas as atividades que envolvem o trânsito nas vias abertas à circulação, uniformizando os conhecimentos e os componentes. Atualmente, existem muitos veículos nas ruas e pedestres, isso acarreta um fluxo maior de transportes nas ruas e avenidas de nossa cidade. Diante desta realidade, vimos a necessidade de abordar com os alunos conceitos de segurança, educação e vida no trânsito, reforçando informações e conhecimento na formação de cidadãos. Quando a criança leva informação para a casa, a intenção é a melhoria da convivência e o respeito.

Contribuir para um trânsito mais seguro. Ter consciência da importância das normais de trânsito. Reconhecer o semáforo de veículos e de pedestres, sua importância e significado. Deixar que um adulto o segure pelo punho para sua maior segurança. Motivação: os alunos foram motivados e incentivados em relação ao projeto através de palestras. Conteúdo: no decorrer do projeto serão trabalhados os seguintes conteúdos: semáforo (pedestre e veículo); conduta no trânsito; faixa de segurança; apresentação de algumas placas de trânsito.

Os objetivos propostos é que no mínimo 95% dos alunos participem e interajam das atividades sugeridas durante este projeto. Pode-se avaliar que alcançamos os objetivos através da observação de desempenho das crianças nas atividades propostas. E também se obteve sucesso para que houvesse a garantia da continuidade do projeto ao firmarmos parceria com a Prefeitura Municipal com confecções de placas em frente e nas proximidades das escolas. Desenvolver o Projeto Educação no Trânsito foi uma forma de atender a uma demanda de ações do Programa Saúde na Escola, foi abraçado por muitos atores de diversos setores envolvidos. Foi desenvolvido nos dias 10/12/2018 e 12/12/2018, na Creche Pingo de Gente, Educação Infantil Wictor Hugo e na Escola Municipal Maria Gregoria. Contamos com o apoio da Prefeitura Municipal, Câmara Municipal, Secretaria Municipal de Obras e Autoescola Roma, que nos forneceu material de apoio e orientações.

Principal

Andreia Cristina Mackert Matheus

acmandreia96@gmail.com

Coautores

Edileni Soares Flores, Evanil Lemes Miranda, Maria Jose da Silva, Suzimeire da Fonseca Ares.

A prática foi aplicada em

Porto Esperidião

Mato Grosso

Centro-Oeste

Esta prática está vinculada a

Prefeitura Municipal de Porto Esperidião

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Alfeu Mussolino

Conta vinculada

23 set 2023

CADASTRO

24 jun 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas