O município de Abaetetuba possui um multiverso de 72 ilhas, 14 bairros e 34 localidades de ramais e estradas. E inúmeras dificuldades de acesso aos serviços de saúde, baixa cobertura de atenção básica, alta taxa de mortalidade de mulheres em idade fértil e alta incidência de gravidez na adolescência. Necessitando fortalecer o cuidado na garantia dos direitos sexuais e reprodutivos da população, como ferramenta de empoderamento social. Por isso, em 2018 criou o Projeto Menina do Laço de Fita, sendo aprovado pela edital de chamamento nº 1 de 19/09/18, instruído pela Portaria nº 2.234 que criava a “Agenda Mais Acesso, cuidado, informação e respeito a saúde das mulheres”, dando nova relevância para o município no apoio de responsabilidade compartilhada de cooperação técnica e financeira, para incentivar o aumento da resolutividade e promoção da equidade para garantia de autonomia e pleno exercício da sexualidade em todo o ciclo de vida da população.
Potencializar o aumento das unidades de saúde qualificadas para abordagem à saúde sexual e saúde reprodutiva dos indivíduos em todas as suas diversidades e singularidades ao logo do ciclo de vida, via processo de educação em serviço, educação em saúd o projeto se desenvolveu com a inserção da população adstrita ás UBS no processo de planejamento com formatação de fluxos e estratégias de acesso para a redução de barreiras. Realização de educação permanente em saúde para equipe de trabalho e atividades de educação em saúde com palestras, rodas de conversa, caminhadas em praças e outros. Ações de saúde com adolescentes, adultos e idosos para abordar sobre sexualidade, valorização e respeito atendimento aos adolescentes, sem a presença do responsável. Atividades na melhoria da qualidade de vida. E atividades de mobilização sobre diversidade sexual, bullying, homofobia, cidadania e cultura de paz, para adolescentes, idosos, pessoas com deficiência, população de rua, população LGBTI+.
Qualificação das 21 equipes de saúde para abordagem à saúde sexual e saúde reprodutiva dos indivíduos em todas as suas diversidades e singularidades ao logo do ciclo de vida. Aumento da oferta de DIU de cobre em duas UBS e no Hospital Santa Rosa pós-parto e abortamento. Pré-natal do parceiro implantando em 100% das Unidades de Saúde, além da oferta de teste rápido de gravidez, HIV e sífilis. Aumento de 40% da cobertura vacinal de HPV e Hep B em adolescentes via PSE e Semana Saúde na Escola. E aumento em 60% da oferta de métodos contraceptivos e outros insumos para o exercício pleno da sexualidade dos indivíduos ao longo do ciclo de vida. O envolvimento das Secretarias Municipais no trabalho intersetorial, consolidou uma proposta aberta de benefícios da prevenção de doenças, através da cultura de hábitos saudáveis e o fortalecimento dos espaços de produção de saúde, no empoderamento das mulheres na autonomia do exercício pleno dos direitos Sexuais e Reprodutivos em todos os ciclos de vida atingimos 20 estabelecimentos de saúde, utilizando o PSE, Nasf, Academia de Saúde, Programa Saúde do Homem, do Idoso, da Mulher e do Adolescente.
Rua José Latino Lidio da Silva, 976 - Santa Rosa, Abaetetuba - PA, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO