Olá,

Visitante

O uso de piabas no controle biológico do Aedes Aegypti

A dengue é uma das principais doenças infecciosas presentes no município de Esperança, representa um grave problema de Saúde Pública no município. Com crescimento populacional desordenado, inadequação de infraestrutura básica da cidade são algumas das condições favoráveis ao desenvolvimento do vetor Aedes aegypti, e consequente transmissão viral da dengue. o município de esperança chegou a quase 10,3% de suas residências com foco de mosquito em 2017, por causa de calor, da necessidade de manter reservatório com água, pela falta de água saneada, o município decidiu realizar distribuição de piabas em reservatório abertos e fechados, caixas d’ agua e principalmente cisternas, pois o mosquito prefere agua parada em locais escuros para se reproduzir, exatamente em condições das cisternas. Com as piabas os ovos não tem tempo para eclodirem para se transformarem mosquitos, pois as piabas se alimentam desses ovos.

o presente trabalho tem como objetivo caracterizar a situação ambiental no município de Esperança, trazendo estratégias de controle vetorial. Este estudo foi de natureza descritiva e comparativa, observando-se os índices de infestação predial, disponível no levantamento de índice rápido para o aedes aegypti LIRAa, e sua evolução após a distribuição de piabas.

Este estudo foi de natureza descritiva e comparativa observando-se os IIP disponíveis no LIRAa., após a introdução de piabas no controle biológico.Foi realizada a distribuição de piabas em mais de 70% no total de imóveis do município o que resultou em uma diminuição dos índices de infestação predial, de aproximadamente 70% de janeiro de 2017 a janeiro de 2019. Apesar disso, por se tratar de um problema muito serio a ser combatido, esperar que o controle biológico não possa suprir em 100% o uso do larvicida. Mas a método de controle e biológico mostrou eficaz.

Principal

Juarez Fernandes De Souza

juarezfernandesdesouza7@gmail.com

A prática foi aplicada em

Esperança

Paraíba

Nordeste

Instituição

Rua José Xavier, 430 , Centro, Esperança-Pb

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Ana Lígia Passos Meira

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

13 mar 2024

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Título: Autismo – uma causa municipal.
Paraíba
Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Visita de luto – uma atitude humanizada
Rio de Janeiro
Práticas
Vacinação Sem Barreiras: um Grande Desafio
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Vacinação: Estratégias para o Aumento da Cobertura Vacinal no Município de Barrolândia – TO
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal