- Atenção Primária à Saúde
Mateus Emanuel da Silva Santos
- 22 maio 2024
A obesidade é uma doença multifatorial, sua etiologia envolve fatores genéticos, psicológicos, ambientais e hábitos de vida. Segundo o Ministério da Saúde a prevalência da obesidade no Brasil aumentou em 60%, passando de 11,8% em 2006 para 18,9% em 2016. O excesso de peso também subiu de 42,6% para 53,8% no período. Um levantamento do Ministério da Saúde datado em 2018, trouxe que aproximadamente 1 em cada 5 (18,9%) pessoas são obesas e que mais da metade da população das capitais brasileiras (54,0%) estão com excesso de peso. Nesse sentido, o presente trabalho procurou relatar a importância da Atenção Básica no tratamento da obesidade por meio do acompanhamento mensal da equipe multiprofissional.
o presente trabalho tem como objetivo geral descrever a experiência exitosa desenvolvida no município de Parapuã voltada para o público da linha de cuidado sobrepeso e obesidade com a finalidade de reeducação alimentar, tendo em vista objetivar o emagrecimento. Os pacientes são acompanhados mensalmente com a equipe multiprofissional (médico, nutricionista, psicóloga, enfermeira e educador físico). De início, os pacientes atendidos pertenciam a lista de espera para a cirurgia bariátrica, após reunião com a equipe a fim de ouvir a proposta de trabalho. Após esse contato iniciou-se os atendimentos mensais, focado na restauração das condições clinicas, tendo em vista altos índices pressóricos e glicêmicos, dislipidemia, cardiopatias e esteatose hepática. Realizados exames necessários para que pudessem ser tratados dentro de sua necessidade. A partir daí outras pessoas da comunidade procuraram pelo atendimento, sendo inseridos conforme a necessidade de cada um e a disponibilidade do grupo.
as reuniões iniciaram em 11/2017 com 8 usuários e hoje somam 12. Três estão prontos para cirurgia bariátrica e 01 não precisará mais do procedimento, uma vez que atingiu o peso ideal com o trabalho, precisando somente de cirurgia reparadora, outros seguem o mesmo caminho, sendo muito importante frisar que esses pacientes não mais objetivam a realização da bariátrica, pois estão se dedicando ao máximo e sendo apoiados pela equipe para que emagreçam com saúde. No geral não há absenteísmo, só é permitido até 03 faltas sem justificativa, já que poderão ser desligados do projeto. Juntos somavam no início do projeto 1.460,600kg. o recorde está com uma paciente de 35 anos que perdeu 41,300kg, com IMC inicial de 48,89 e atualmente com 33,68. Percebe-se que as ações que promovem saúde permitem amplamente melhorar as condições de vida da população obesa. as ações coletivas e individuais promovidas pelo município restauraram a autoestima e a dignidade desses pacientes e os devolveu ao convívio com a sociedade. A equipe se dedica ao trabalho, juntos alcançaram resultados inimagináveis, a satisfação do paciente, a melhora em seu quadro clínico faz com que o município se fortaleça em promoção e qualidade de vida para seus munícipes.
Rua Fortaleza, 725, Parapuã - SP, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO