A experiência deu-se inicio diante das dificuldades dos usuários com indicação para cirurgia bariátrica no tratamento peri operatório, em 2014. Os mesmo se deslocavam por 120 km para o acompanhamento realizado pela equipe de referência da santa casa de Poços de Caldas (MG). No sentido de garantir mais conforto e praticidade a esses usuários, a equipe multidisciplinar do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) e academia da saúde de Juruaia (MG), desenvolveu um trabalho semelhante ao da equipe de referência em que todo o acompanhamento desses candidatos ao procedimento pudesse ser realizado na própria Unidade Básica de Saúde do município pelo período de um ano. A motivação para a realização dessa experiência foi principalmente relacionado ao conforto proveniente à redução do tempo de viagem e os riscos com a segurança no trânsito, maior adesão aos atendimentos realizados pelos profissionais garantindo um vínculo efetivo, proporcionando o emagrecimento saudável com qualidade de vida.
Geral: preparar para a cirurgia bariátrica. Especifico: capacitar quanto aos riscos e benefícios da cirurgia, agilizar o tempo de espera para a cirurgia, estabilização e controle das doenças crônicas, promover qualidade de vida e emagrecimento saudável. As ESFs encaminham os candidatos à cirurgia para uma avaliação do grupo preparatório ao procedimento. Após a triagem, o paciente é avaliado pela nutricionista, assistente social, médico, psicólogo e educador físico e inicia-se seu acompanhamento. Nessa fase, é indispensável que o indivíduo elimine 10% do seu peso inicial e, para tanto, ocorrem reuniões em grupo e individuais, com consultas e atividades físicas. Também são utilizados pelo grupo ferramentas como a auriculoterapia e acompanhamento metabólico. O recurso financeiro dispendido na estratégia é mínimo, já que os profissionais da ESF 2, do NASF e da academia da saúde adequaram sua agenda e todo o material e espaço utilizados já fazem parte do consumo dessas unidades.
Como benefícios da prática, pode-se observar economia no transporte, segurança relacionada ao trânsito, vínculo efetivo entre o cliente e a unidade, conforto, redução do tempo em acompanhamento, saúde e equilíbrio metabólico. Como indicadores são acompanhados o número de clientes em acompanhamento x número de clientes que realizaram a cirurgia. Redução de peso, complicações pós-cirúrgicas, e o indicador que melhor representa os benefícios da prática é o número de comorbidades no qual pode-se observar redução expressiva nos índices de hipertensão, processo degenerativo articular, diabetes, apnéia do sono e depressão. O indicador relacionado à redução de peso, a variável apresenta-se menor em 100% dos usuários acompanhados. É possível notar muitos resultados positivos em relação à experiência, pois ela facilita e melhora a adesão dos usuários perante o processo da cirurgia bariátrica, reduz custos, efetiva o vínculo entre o serviço de porta de entrada e a população alvo, além de aproximar a saúde do obeso. Como conclusão da equipe, ressalta-se que é gratificante notar os vários objetivos alcançados, bem como o reconhecimento da equipe cirúrgica da equipe regional da santa casa de Poços de Caldas (MG).
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO