Preparando para a grande mudança: assistência ao usuário candidato à cirurgia bariátrica; uma vivência na rede de atenção básica do município de Juruaia (MG)

A experiência deu-se inicio diante das dificuldades dos usuários com indicação para cirurgia bariátrica no tratamento peri operatório, em 2014. Os mesmo se deslocavam por 120 km para o acompanhamento realizado pela equipe de referência da santa casa de Poços de Caldas (MG). No sentido de garantir mais conforto e praticidade a esses usuários, a equipe multidisciplinar do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF) e academia da saúde de Juruaia (MG), desenvolveu um trabalho semelhante ao da equipe de referência em que todo o acompanhamento desses candidatos ao procedimento pudesse ser realizado na própria Unidade Básica de Saúde do município pelo período de um ano. A motivação para a realização dessa experiência foi principalmente relacionado ao conforto proveniente à redução do tempo de viagem e os riscos com a segurança no trânsito, maior adesão aos atendimentos realizados pelos profissionais garantindo um vínculo efetivo, proporcionando o emagrecimento saudável com qualidade de vida.

Geral: preparar para a cirurgia bariátrica. Especifico: capacitar quanto aos riscos e benefícios da cirurgia, agilizar o tempo de espera para a cirurgia, estabilização e controle das doenças crônicas, promover qualidade de vida e emagrecimento saudável. As ESFs encaminham os candidatos à cirurgia para uma avaliação do grupo preparatório ao procedimento. Após a triagem, o paciente é avaliado pela nutricionista, assistente social, médico, psicólogo e educador físico e inicia-se seu acompanhamento. Nessa fase, é indispensável que o indivíduo elimine 10% do seu peso inicial e, para tanto, ocorrem reuniões em grupo e individuais, com consultas e atividades físicas. Também são utilizados pelo grupo ferramentas como a auriculoterapia e acompanhamento metabólico. O recurso financeiro dispendido na estratégia é mínimo, já que os profissionais da ESF 2, do NASF e da academia da saúde adequaram sua agenda e todo o material e espaço utilizados já fazem parte do consumo dessas unidades.

Como benefícios da prática, pode-se observar economia no transporte, segurança relacionada ao trânsito, vínculo efetivo entre o cliente e a unidade, conforto, redução do tempo em acompanhamento, saúde e equilíbrio metabólico. Como indicadores são acompanhados o número de clientes em acompanhamento x número de clientes que realizaram a cirurgia. Redução de peso, complicações pós-cirúrgicas, e o indicador que melhor representa os benefícios da prática é o número de comorbidades no qual pode-se observar redução expressiva nos índices de hipertensão, processo degenerativo articular, diabetes, apnéia do sono e depressão. O indicador relacionado à redução de peso, a variável apresenta-se menor em 100% dos usuários acompanhados. É possível notar muitos resultados positivos em relação à experiência, pois ela facilita e melhora a adesão dos usuários perante o processo da cirurgia bariátrica, reduz custos, efetiva o vínculo entre o serviço de porta de entrada e a população alvo, além de aproximar a saúde do obeso. Como conclusão da equipe, ressalta-se que é gratificante notar os vários objetivos alcançados, bem como o reconhecimento da equipe cirúrgica da equipe regional da santa casa de Poços de Caldas (MG).

Principal

Monica Garcia Ribeiro

monica.gribeiro@gmail.com

Coautores

Aloísio Correa, Laís Prinholato, Danielly Rezende, Sonia Ribeiro, Maurício Bueno

A prática foi aplicada em

Juruaia

Minas Gerais

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Prefeitura Municipal de Juruaia

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Marcio Lopes

Conta vinculada

23 set 2023

CADASTRO

01 jul 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas