Olá,

Visitante

Contando histórias

O projeto “Contando histórias” surgiu da necessidade de serem desenvolvidos trabalhos integrados com educandos de 4 e 5 anos da rede Municipal de Ensino após a ocorrência de surtos de Dengue no município de Ipanema-MG.A intenção é que este projeto possa incentivar os alunos a adoção de práticas e hábitos de prevenção, seja em casa, seja na escola, e por onde eles forem através da atividade de contar história. Foram utilizados métodos educativos de forma lúdica e criativa a fim de mobiliza-los quanto às ações de promoção de prevenção na saúde. Contos e histórias fornecem uma importante sustentação cognitiva para aprendizados infantis, auxiliando nas ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti.

Conscientizar e mobilizar os educandos de forma criativa e interativa de suas responsabilidades no combate e prevenção ao mosquito Aedes Aegypti, desenvolvendo o raciocínio lógico, a expressão oral e comportamental da criança. o projeto “Contando história teve início no ano de 2017 em parceria com as Secretarias Municipais de saúde, Cultura e Educação do município de Ipanema- MG. Este trabalho baseou-se na metodologia de ação, adaptando os contos infantis( Chapeuzinho vermelho,Patinho feio e Batman) em histórias reais sobre combate ao mosquito Aedes Aegypti.Este projeto é uma estratégia que visa superar um problema grave de saúde pública. Uma vez que a responsabilidade no combate a esse mosquito é dever de todos nós. Assim nosso maior objetivo é alertar e conscientizar as crianças, para que as mesmas conscientizem outras pessoas como seus familiares. Tornando- os assim agentes mirins de combate à dengue.

O primeiro grupo de ansiedade foi finalizado na segunda semana de março, dos 12 usuários inscritos no grupo, apenas 1 desistiu do tratamento, os demais continuaram até a finalização do mesmo. Ao final dos encontros, os pacientes foram avaliados pela psicóloga em consulta individual através do Inventario de Sintomas da Ansiedade. como resultado geral, verificamos diminuição dos sintomas de ansiedade, em todos os participantes, alguns diminuíram os sintomas e a intensidade dos mesmos (severo para suave), 3 destes usuários apresentaram uma melhora em 50% dos sintomas e outros 3 pacientes já não encaixam mais no quadro de transtorno de ansiedade generalizada e estão fazendo o desmame da medicação.Através da observação direta, verificamos a melhora dos usuários, com o manejo da ansiedade e a diminuição dos sintomas, usando as técnicas que aprenderam no grupo. Além dos benefícios proporcionados aos usuários, a dinâmica do trabalho também mudou, pois ocorreu a diminuição da fila de espera para o acompanhamento psicológico individual, portanto, o grupo pode ser replicado em toda à Atenção Primária.

Principal

Cristiane Lopes Guerra Tavares

crisglopes@hotmail.com

Coautores

Carolina Coura E Silva, Fernanda Felizardo De Sousa E Silva, Stephanie Macedo De Oliveira, Luciano De Souza Oliveira, Lísia Geórgia Oliveira Lacerda Penna

A prática foi aplicada em

Ipanema

Minas Gerais

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Rua: Dom Bosco, 100 Casa- Centro - Cep: 36.950-000 Ipanema/ Minas Gerais

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Cristiane Lopes Guerra Tavares

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

27 mar 2024

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Título: Autismo – uma causa municipal.
Paraíba
Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Visita de luto – uma atitude humanizada
Rio de Janeiro
Práticas
Vacinação Sem Barreiras: um Grande Desafio
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Vacinação: Estratégias para o Aumento da Cobertura Vacinal no Município de Barrolândia – TO
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal