- Atenção Primária à Saúde
Mateus Emanuel da Silva Santos
- 22 maio 2024
A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, através de uma ferramenta inovadora, o pré-natal do pai/parceiro objetiva uma mudança de olhar por parte de vários profissionais da saúde e gestores, refletindo a importância do envolvimento consciente e ativo na melhoria do vínculo afetivo familiar saudável. Olhando dessa forma, não apenas o binômio mãe – criança, e sim para a rede materno – paterno – infantil com garantia de acesso ao atendimento de saúde à família como um todo. Dessa forma, o pré-natal do parceiro constitui uma importante porta de entrada positiva para o homem nos serviços de saúde. E, assim, aproveitando sua presença nas consultas de pré-natal se torna uma via para oferecer os exames de rotina, testagem rápida, participação nos grupos de educativos/grupo de gestantes, atendimento odontológico, atualização da caderneta de vacinas buscando a integralidade no cuidado dessa população.
Incluir e ampliar o acesso e acolhimento dos homens aos serviços e programas de saúde, qualificando as práticas de cuidado por meio das ações do pré-natal do parceiro como estratégia essencial à promoção da saúde da população masculina na atenção básica. A metodologia desenvolvida para essa experiência no âmbito da atenção básica deu-se através de reuniões com a equipe multiprofissional da Secretaria Municipal de Saúde do município de Boa Vista do Buricá (RS). Diante do que foi discutido, foram desenvolvidas ações para promover o seu cuidado através do pré-natal do pai/parceiro como: exames de rotina, testes rápidos, atualização do cartão de vacina, atendimento odontológico e a participação no grupo de gestante. Sendo que elas foram realizadas conforme solicitação dos profissionais de saúde envolvidos a cada trimestre de gestação em que o pai/parceiro acompanhou a gestante.
Os resultados encontrados foram positivos em relação à saúde do homem (pai/parceiro) quando eles foram incentivados e acolhidos durante a realização do pré-natal. Primeiramente, os convites foram de certa forma receosa, surgindo a questão “homem faz pré-natal?”. Em cada consulta com enfermeiros, médicos e odontólogos, esse laço foi se estreitando de forma consciente e participativa. Dessa forma, o objetivo alcançado em fazer com que os homens busquem através do pré-natal do pai/parceiro uma forma de ver sua saúde e estar em conjunto com sua mulher gestante. Ocasionando uma mudança de olhar gratificante por parte de vários profissionais da saúde, refletindo a importância do envolvimento ativo do homem nesse momento único; gestar. O período da gestação é de grande valia para todas as pessoas envolvidas. O acompanhamento do pai/parceiro durante a gestação tornou – se fundamental para o bem-estar biopsicossocial da mãe, do bebê e dele próprio, passando a ser um momento de cuidado com ele. Assim, desenvolvendo essas ações para intensificar e promover a prevenção da saúde da população masculina como forma de fortalecer o seu vínculo com os serviços de saúde.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO