- Atenção Especializada e Hospitalar
Charlie Douglas Nascimento Leite
- 20 set 2024
Amapá
Identificar o perfil dos idosos com notificação de violência no município de Sobral (CE). Trata-se de um estudo transversal, realizado com as notificações de violência contra idosos realizados pelo Creas e/ou pelo setor saúde de Sobral, em 2011 e 2012. Catalogaram-se 311 notificações, destes 215 tiveram situação de violência confirmada e 96 descartada. Os dados foram submetidos à análise descritiva e ao SPSS, para realizar a estatística bivariada. Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética. Desfecho: ter sofrido ou não violência. Variáveis dependentes: sexo, idade, estado civil, escolaridade, aposentadoria, valor da renda mensal, morar com familiar, presença de doenças crônicas e deficiência ou transtorno, dependência para realizar as atividades básicas diárias.
A violência contra idosos é um tema bastante relevante, principalmente por provocar sérias sequelas físicas e psicológicas, comprometendo a qualidade de vida dessa classe populacional. A notificação desse agravo traz informações que subsidiam as políticas públicas. A quantidade crescente de idosos, desde início do século 21 oferece uma atmosfera de publicização das informações produzidas sobre eles, tornando-as um assunto obrigatório da pauta de questões sociais.
Organizar trabalhos educativos que preparem a sociedade para o envelhecimento, estimulem à convivência intergeracional, o respeito aos idosos e sensibilização da família e da sociedade sobre o compromisso no cuidado aos idosos. Bem como efetuar as orientações do Estatuto do Idoso, para construção de uma rede integrada e ampla de atenção ao idoso. Concluiu-se que o fenômeno da violência contra o idoso é complexo, pois os fatores associados a ele estão conectados a diversos campos da realidade. Assim, o caminho para o enfrentamento dessa violência deve apresentar a mesma complexidade, perpassando por diferentes áreas.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO