O Projeto Cidade Amiga da Pessoa Idosa no município de Tartarugalzinho, iniciado em junho de 2022, foi uma resposta à necessidade de oferecer atenção integral e qualificada à população idosa, considerando o conceito de saúde da OMS como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças e enfermidades”. Antes do projeto, os idosos atendidos pelo CRAS não realizavam atividades físicas com acompanhamento profissional, carecendo de orientação adequada para práticas corporais.
Com o crescimento da população idosa e a importância de promover o envelhecimento saudável, o projeto foi desenvolvido com uma abordagem multiprofissional e intersetorial, envolvendo parcerias com a Secretaria de Ação Social e o CER-II de média complexidade. As ações, que ocorreram entre janeiro de 2022 e 2023, registraram a participação de 125 idosos na academia e um total de 2.000 atendimentos abrangendo serviços de odontologia, nutrição, fisioterapia, avaliação psicológica, vacinação e exames laboratoriais, conforme dados extraídos do sistema PEC. A principal motivação para a criação do projeto foi a identificação da falta de um cuidado interdisciplinar para os idosos que considerasse os aspectos físico, mental e social.
A iniciativa busca qualificar e avaliar a saúde dos idosos de forma multidimensional, garantindo não apenas a ausência de doenças, mas também a promoção de um envelhecimento ativo e saudável. Com o avanço do projeto, o município de Tartarugalzinho está se tornando um exemplo de como a colaboração entre setores pode transformar a qualidade de vida da população idosa, promovendo o bem-estar integral e uma melhor qualidade de vida.
• Desenvolver um atendimento multidimensional aos idosos, qualificando o cuidado nesse ciclo de vida, com foco na organização e integração das ações, visando suprir a ausência de um atendimento multiprofissional e evitar práticas isoladas que tornam a Rede de Atenção à Saúde (RAS) incompleta.
• Implementar um cuidado organizado e integrado que atenda ao conceito de saúde definido pela OMS, promovendo o bem-estar físico, mental e social dos idosos.
• Proporcionar uma melhora no atendimento do idoso, resultando em mais qualidade de vida e assistência integral.
• Direcionar e apoiar idosos que não possuem familiares para acompanhar em consultas ou atendimentos ofertados dentro da rede, garantindo que todos recebam o cuidado necessário, independentemente de suas condições sociais e familiares.
• Prevenção e controle de doenças crônicas: A promoção de exercícios físicos e cuidados preventivos resultou no atraso da progressão de doenças crônicas como diabetes e hipertensão, melhorando o controle dessas condições.
• Bem-estar mental e socialização: A socialização proporcionada pelas atividades em grupo contribuiu para a redução da ansiedade e melhora do estado emocional dos idosos, com o exercício físico atuando como um fator natural de combate ao estresse e à depressão.
• Continuidade no cuidado e resolutividade dos casos: A articulação entre os serviços permitiu a manutenção de um atendimento regular e integrado para a população idosa, assegurando a resolutividade das demandas de saúde e a continuidade dos cuidados necessários para esse grupo.
Essas iniciativas têm contribuído de forma significativa para a promoção da qualidade de vida dos idosos no município, consolidando um modelo de atenção que prioriza a saúde integral e o envelhecimento ativo.
Durante a execução do projeto conseguimos realizar encaminhamentos a outros segmentos como CER II, consultas especializadas como ortopedista, cirurgias de visão, exames laboratoriais, atendimentos psicológicos, nutricional, enfermagem e médicos, garantindo o direito a saúde ao que diz a Lei 10.741 de 1º de Outubro de 2003.
Aos pontos a serem melhorados podemos citar a questão de lançamento mais detalhado dos atendimentos para estratificação, pelos profissionais em seus atendimentos.
Rua Alameda Eucalipto 657 Esq Presidente Dutra 68990-000
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO