Finalidade da experiência: descrever o fluxo de organização da Ouvidoria Geral do município e sua interface com a saúde e analisar os indicadores de apoio à gestão em dois períodos de tempo, primeiro semestre de 2014 e o mesmo período de 2015. A Ouvidoria Geral do município utiliza um sistema web para registro e recebimento das demandas que chegam através de três canais: presencial, telefone e internet. As demandas da saúde são direcionadas, no sistema web, para a secretaria de saúde, onde um técnico lotado no setor de planejamento acessa essas manifestações e as encaminha às superintendências envolvidas para apreciação, encaminhamentos e providências pertinentes ao caso. As respostas recebidas são digitadas no sistema web, para que a Ouvidoria Geral dê o retorno ao cidadão. Dentre as opções de indicadores fornecidas pelo sistema, optamos por analisar os Indicadores de Apoio à Gestão, que traz a distribuição e frequência geral dos assuntos. O período escolhido deve-se a data de implantação do sistema no município (outubro de 2013), o que ainda não nos permite a comparação de anos fechados. A tipificação dos assuntos dada pelo sistema utilizado pela Prefeitura Municipal da Serra é muito extensa, dificultando a análise e acreditamos dificultar o manifestante no momento da inclusão de sua manifestação.

A Ouvidoria em saúde é um espaço estratégico e democrático de comunicação entre o cidadão e os gestores do SUS. Conforme determinação governamental e também das Conferências Nacionais de Saúde, surge de maneira a contemplar a melhoria da atenção a saúde. Esta forma de controle social auxilia no aprimoramento da gestão pública e no aperfeiçoamento gradual do sistema de saúde. No município da Serra, este canal de participação social se dá através da Ouvidoria Geral do município que ao receber as demandas relativas a Saúde, as encaminha para a referência da Ouvidoria na Secretaria de Saúde. Ainda que a Ouvidoria SUS não esteja instituída oficialmente, buscamos descrever os fluxos e organização desse sistema ora instalado pela administração municipal, como apontar indicadores de apoio à gestão.

A utilização dos indicadores e monitoramento das queixas favorece a (re)organização dos serviços trazendo impacto na qualidade dos serviços de saúde. Diante das análises realizadas percebemos que o sistema utilizado precisa ser aprimorado, uma vez que o cidadão é quem classifica sua manifestação a partir de um leque de opções extensa, dificultando a classificação e qualidade da informação. Contudo os indicadores analisados nos confirmam questões e fragilidades da gestão, o que nos aponta para um canal de comunicação que possa contribuir no aprimoramento da saúde pública em nosso município.

Principal

Vânia Azevedo de Souza

Coautores

Vânia Azevedo de Souza

A prática foi aplicada em

Serra

Espírito Santo

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Prefeitura Municipal da Serra

Av. Talma Rodrigues Ribeiro, 5416 - Portal de Jacaraípe, Serra - ES, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Vânia Azevedo de Souza

Conta vinculada

02 jun 2023

CADASTRO

11 set 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas