Finalidade: contribuir no fortalecimento na organização e realização de eventos afins. A metodologia de organização para realização da Conferência teve capacidade de fortalecer a participação das equipes dos diversos pontos da rede, o que colaborou para desenho de propostas com elevado potencial de diálogo diante da realidade de cada local. O processo de trabalho teve como objeto orientador a Nota Técnica do Conasems para 15ª Conferência Nacional de Saúde. Foi nomeada uma Comissão organizadora, onde seus atores foram os gerentes e técnicos responsáveis por Unidades e Serviços de saúde. Foram realizadas varias reuniões, onde se elegeu membros para formação de grupos de força tarefa, determinando cada ponto de atuação desses membros, como a equipe de divulgação.
As conferências municipais de saúde tem como objetivos envolver a sociedade na análise da situação de saúde do município, ouvir a população, referenciar suas necessidades de forma a priorizá-las transformando o relatório final em uma carta de compromisso político.
Sugere-se que para ampliar o impacto de adesão da população as Conferências municipais, sejam realizadas no período noturno e/ou finais de semana. O trabalho de organização por meio dos gestores das unidades de saúde assumiu o papel de protagonista no sentido de envolver toda sua equipe e a população do seu território adstrito, foi fundamental para fortalecer as relações de trabalho e vínculo com a comunidade. Destacamos ainda, que a estratégia de apresentar um stand com a divulgação da oferta de todos os serviços de saúde do município contribuiu para atualizar o fluxo de referência e contra referência e captar as ações inovadoras desenvolvidas por esses serviços, que foram publicitados em banner e folder. O evento propiciou um fortalecimento no papel dos conselheiros do Conselho Municipal de Saúde e despertou o interesse tanto do trabalhador quanto da população em participar das reuniões ordinárias.
Av. Rony de Castro Pereira - Jardim América, Vilhena - RO, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO