O uso do tratamento restaurador atraumático em escolares do município de Vitória (ES)

Considerando o Programa Saúde do Escolar, o relatório de atividades coletivas em saúde bucal dos escolares das Instituições de Ensino da Prefeitura Municipal de Vitória no ano de 2018, o não comparecimento das crianças encaminhadas para tratamento odontológico e a pactuação do plano de Trabalho entre a Prefeitura Municipal de Vitória e a Faculdade Integrada São Pedro, curso de Odontologia, é que despertou a busca por aplicação de técnicas que possibilitem o acesso ao serviço de saúde. Diante deste cenário, é que a equipe de saúde bucal em parceria com a Faesa, realizou ação coletiva conhecida como tratamento restaurador atraumático. Esta técnica envolve um conjunto de medidas educativas e preventivas que pode ser executada no próprio ambiente escolar, dispensa o uso de instrumentos rotatórios inclusive anestesia e para selar as cavidades, o uso do material denominado ionômero de vidro.

Colaborar com a redução da incidência e velocidade de progressão das doenças bucais. Diminuir a demanda por atenção odontológica nas Instituições de ensino municipais. Oportunizar tratamento odontológico aos escolares cujas famílias se ausentam. O projeto de intervenção foi executado em duas instituições de ensino municipais, como parceria do Programa Sorria Vitória. O diagnóstico é rápido e feito sob luz ambiente. As crianças que necessitam de atendimento odontológico recebem encaminhamento, a fim de que os responsáveis possam direcioná-los à UBS. Os que não compareceram e que tenham a indicação para técnica, Os familiares recebem o termo de consentimento livre e esclarecido autorizando a realização do procedimento. Os alunos supervisionados por um professor realizaram orientação sobre técnica de higiene dental, escovação dental supervisionada e selamento das cavidades utilizando o cimento de ionômero de vidro.

16 atendimentos e 31 intervenções clínicas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Irmã Jacinta Soares de Souza. 26 atendimentos e 72 intervenções clínicas no Centro Municipal de Educação Infantil Terezinha Vasconcelos Salvador, total de 42 atendimentos e 103 intervenções de ART. Redução de demanda para restaurações nas unidades de saúde visto que pode ser executada no próprio ambiente escolar e/ou centros comunitários. A técnica do ART mostra-se compatível e aplicável com potencial para possibilitar acesso ao tratamento odontológico das crianças cujas famílias se ausentam de comprometimento ao acesso às unidades de saúde. A troca de conhecimentos entre gestores, trabalhadores, docentes e alunos estimula a inovação.

Principal

Simone Tinelli De Lima

saude.bucal@correio1.vitoria.es.gov.br

Coautores

Egídio Davila Junior, Danielle Karla Garioli, Carla Letícia Alvarenga Leite, Silvio Roberto Cribari Teixeira, Moysés Francisco Vieira Netto

A prática foi aplicada em

Vitória

Espírito Santo

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Prefeitura Municipal de Vitória e Faculdade Integrada São Pedro

Rua Coronel Schwab Filho, no 465 - apto 904 - Bento Ferreira, Vitória - Espírito Santo, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Catia Cristina Vieira Lisboa

Conta vinculada

23 set 2023

CADASTRO

16 ago 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas