Mobilização em saúde de jovem para jovem: práticas preventivas para uma saúde de qualidade

O Grupo de Adolescentes da Estratégia Saúde da Família (ESF) Altiplano, no município de Iguatu, realiza dramatizações e danças para mobilizar e estimular os adolescentes do bairro a participarem de trabalhos educativos sobre saúde do adolescente na escola, através de situações vivenciadas no cotidiano dos mesmos e da realidade de cada jovem, com o objetivo de fomentar as políticas públicas de saúde na Atenção Básica direcionadas a este público. Os encontros acontecem dentro da comunidade, seja na escola, na associação de moradores, na creche ou na casa de algum dos adolescentes, no período noturno. A enfermeira capacita o grupo de 15 adolescentes para serem multiplicadores das informações de saúde de acordo com a temática a ser desenvolvida e os mesmos se dividem em 2 grupos, um de dramatização e outro de dança de hip-hop, o qual tem como parceiro a Secretaria de Cultura do município, disponibilizando o professor de dança. Através da parceria escola e saúde, os adolescentes introduzem a temática com apresentação (dramatização ou dança) e, logo em seguida, realizam ações de Educação e Saúde para adolescentes de diversos equipamentos de saúde, educação e assistência social existentes no município, apoiando e tirando dúvidas sobre os assuntos abordados. Dentre as temáticas trabalhadas estão gravidez na adolescência, contracepção, violência na família, álcool e outras drogas na adolescência, aborto e violência no transito. O tema é escolhido pelo grupo de acordo com a realidade vivenciada. Atualmente está sendo abordada a dramatização sobre o controle do mosquito Aedes aegypti e a hora do beijo, enfatizando as diferentes formas de relacionamentos conjugais.

Gravidez na adolescência, contracepção, violência na família, álcool e outras drogas na adolescência, aborto, violência no transito.

As dificuldades encontradas foram a adequação dos adolescentes aos horários e aos locais dos encontros. A partir desta iniciativa, obtivemos o fortalecimento da política pública do adolescente nas ações para o cuidado à saúde do adolescente nos territórios, produzindo saúde com adolescentes e jovens e trazendo-os para o centro do processo como sujeitos de direitos.

Principal

Nilda Cândida de Araújo

tigresa10002@hotmail.com

Coautores

Nilda Cândida de Araújo

A prática foi aplicada em

Iguatu

Ceará

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Rua Eng. Wilton Correia Lima - Prado, Iguatu - CE, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Nilda Cândida de Araújo

Conta vinculada

02 jun 2023

CADASTRO

19 jul 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas